Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pará teve mais de 100 casos de sarampo no primeiro semestre

Ananindeua lança campanha acessível de vacinação contra sarampo devido à baixa cobertura

O Liberal

Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) apontam que de janeiro a junho de 2021 foram confirmados 104 casos de sarampo. Já em Ananindeua, no período de janeiro a setembro de 2021, foram cinco os casos notificados, sendo um caso confirmado. Como forma de intensificar a adesão da vacinação contra o sarampo, a prefeitura de Ananindeua iniciou a campanha “A vacina vai até você”, que começou nesta terça-feira (14).

A ação, que segue até 13 de outubro, deslocará equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) para 11 espaços cedidos por redes de supermercados e atacadões, distribuídos pelo município, além de 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa se faz necessária pela baixa adesão no município. Segundo a Sesau, apenas 20,21% de uma população de 7.4 mil crianças está vacinada em Ananindeua.

Ainda segundo a Sespa, de janeiro a agosto deste ano, o Estado já vacinou 28.8 mil pessoas de 20 a 49 anos. As campanhas de vacinação são de responsabilidade de cada município e que por conta do surto de sarampo em 2018, uma das estratégias tem sido vacinar de forma indiscriminada pessoas de 20 a 49 anos de idade.

“Nós sabemos que o sarampo já foi erradicado do Brasil, mas acabou voltando em países que não faziam a vacinação. Aqui em Ananindeua estamos usando a estratégia de fazer um grupo volante que vai em supermercado, meio a meio, atacadão para fazer a vacina naquelas pessoas que não tem tempo de ir numa unidade básica de saúde. Não podemos perder esses momentos para intensificar a nossa campanha e bloquear o sarampo no município, pois é uma doença que pode levar à morte”, ressalta Sâmia Borges, Diretora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua.

A ação vai de 8h às 13h, nos locais com equipes volantes e de 8h às 14h nas Unidades Básicas de Saúde. O público alvo são crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade; crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente; adolescentes e adultos até 59 anos; profissionais de saúde e os colaboradores das redes de supermercados.

Benedito do Carmo, uma das pessoas que passou por um supermercado, aproveitou a oportunidade. “Essa iniciativa é ótima, pois está em locais que geralmente vamos no dia a dia. Isso por si só já é um ponto positivo. Ainda não tinha tomado nenhuma das doses e essa foi uma ótima oportunidade para regularizar isso. Eu fico atento ao calendário de vacinação e agora tô aproveitando a oportunidade para regularizar. Logo depois vem a minha esposa para tomar a dose dela também”, conta. Ele aproveitou a ocasião para levar os dois netos para também vacinar.

O sarampo é uma doença viral infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir gravemente com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A população deve se manter atenta a quaisquer sinais e sintomas da doença, tais como: febre alta e manchas pelo corpo, acompanhadas de coriza e/ou conjuntivite e/ou tosse, independentemente de sua situação vacinal.

Pontos de vacinação contra o sarampo em Ananindeua

SUPERMERCADOS: Assaí Atacadista, Atacadão, Preço Baixo, Mix Atacarejo, Supermercado Formosa, Supermercado Líder, Supermercado Colina, Meio a Meio Econômico, Portugal, Supermercado Batista e Supermercado Cidade.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS's): 
1. UBS Guanabara 
2. UBS Pedreirinha 
3. UBS Júlia Seffer 
4. UBS Jardim Amazônia 
5. UBS Aurá 
6. UBS Ananindeua 

7. UBS Distrito Industrial
8. UBS Celso Leão 
9. UBS Elo I e II 
10. UBS Saré 

11. UBS PAAR 
12. UBS Helena Barra 
13. UBS Curuçambá 

14. UBS Paulo Frota 
15. UBS Park Laguna 
16. UBS Cidade Nova 6 
17. UBS Cristo Redentor 
18. UBS Icuí 
19. UBS Warislândia 

20. UMS Coqueiro 
21. UBS Jaderlândia 
22. UBS Jaderlândia II 
23. UBS Nova União 
24. UBS Ariri

 

(Bruna Ribeiro e Karoline Caldeira, estagiárias, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do núcleo de Atualidades)

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ