MENU

BUSCA

Operação 'Curupira' desarticula garimpo ilegal e áreas de desmatamento em Novo Progresso (PA)

Ação se deu no segundo dia após instalação da base no município, no sudoeste do Pará

O Liberal

No segundo dia após a instalação da base fixa da Operação "Curupira" no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, a ação contra crimes ambientais desarticulou, na quarta-feira (15), um garimpo ilegal e áreas de desmatamento. As ações mobilizaram equipes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Os técnicos e militares atuaram em incursões em áreas próximas ao município.

VEJA MAIS

Operação "Curupira"

Para garantir a presença contínua e ações de curto, médio e longo prazo, a Operação “Curupira” inicialmente instalou-se em São Félix do Xingu, no sudeste paraense, como primeira base fixa, seguida pelas unidades de Uruará e Novo Progresso

Mais de 150 agentes de Segurança Pública e servidores estaduais das áreas ambiental e de fiscalização atuam a partir das três bases fixas em ações que já resultaram no embargo de áreas, apreensão de materiais, prisão de pessoas e fiscalizações terrestres e aéreas.

Participam da "Operação Curupira" as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar e da Semas e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, é responsável pelo apoio logístico e aéreo nas ações.

Pará