CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Onça da espécie suçuarana foge de zoológico em Santarém

O animal é um macho adulto e tem entre 7 e 8 anos

Redação Integrada com informações do G1
fonte

Equipes da Polícia Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Zoológico da Unama e até um ex-funcionário estão mobilizados na busca de uma onça da espécie suçuarana (ou onça-parda), que fugiu da jaula do zoológico de Santarém, oeste do Pará, na última segunda-feira (14). Acredita-se que o animal esteja nas matas do bairro da Marinha.

A onça, que atende pelo nome de “Zoinho”, é um macho adulto, com idade entre 7 e 8 anos. "Zoinho" foi resgatado em Oriximiná, junto com um irmão em 2011 após sofrerem maus tratos. Em entrevista ao portal G1, o biólogo Sidcley Matos explicou que o animal é um felino com comportamentos noturnos de caça, por isso é raro encontrar a onça caçando durante o dia.

“Durante a noite a atividade desses animais são intensas. As presas principais são veados e mamíferos pequenos. O contato com o ser humano é pouco raro, pois quando esses animais veem os seres humanos eles tendem a fugir. A orientação é: ao avistar o animal, se afaste e acione os órgãos competentes para que seja feito o resgate”, disse Sidcley, que foi o primeiro profissional que cuidou da onça quando ela foi resgatada.

Nota

"A equipe do Zoológico realizou buscas em toda área interna para verificar se o animal estava por perto e acionou os órgãos ambientais (Polícia Ambiental, Semma, Corpo de Bombeiros e Ibama) e estão, junto com as equipes de tratadores e veterinários do Zoológico, realizando buscas pela região.

Ressaltamos que todos os nossos esforços estão direcionados em resgatar o animal."

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ