Nova paróquia da Arquidiocese de Belém é inaugurada nesta quinta-feira (16)

Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia funcionará no bairro do Souza

Eduardo Rocha
fonte

Com a presença do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, será instalada, nesta quinta-feira (16), a mais nova paróquia da Arquidiocese da capital paraense: a de Santa Teresinha da Amazônia, que passa a funcionar na rua Santa Teresinha, 27, no Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza. A cerimônia, incluindo a posse do pároco, padre Gabriel Aparecido Paes, 35 anos, natural de Limeira (SP), ocorrerá às 19 horas. Essa é a 95ª paróquia de Belém, e nesta quinta será comemorado o Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Carmelitas, ordem da qual pertenceu Santa Teresinha.

A nova paróquia fará parte da Região Episcopal Santa Cruz, sendo desmembrada da Paróquia Jesus Ressuscitado e contará com três comunidades: Rosa Mística, Sagrada Família, São Arcanjo Gabriel.  

Santa Teresinha é doutora da Igreja e padroeira das missões. E é com esse espírito de amor às pessoas, padre Gabriel e os cerca de 19 mil integrantes da nova paróquia (envolvendo o Império Amazônico e imediações) encaram com firmeza a proposta de levar a Palavra de Deus e ações sociais a famílias nesse perímetro de Belém. 

"Esse é um momento de esperança, em que o trabalho da Igreja passa a ser mais contundente na área, no sentido da evangelização e no aspecto social, com projetos, inclusive, ao encontro da fome de Deus das pessoas", destaca o pároco, padre Gabriel Paes.

Há mais de 30 anos, os novos paroquianos vinham atuando em comunidade religiosa vinculados à Paróquia Jesus Ressuscitado, do bairro da Marambaia. Algumas ações que serão implantadas e também intensificadas a partir de agora: Grupo de Jovens, pastorais de Criança e da Pessoa Idosa,Terço dos Homens, Novena do Perpétuo Socorro, Grupo de Oração, Encontro de Casais com Cristo e outras. Nas quartas-feiras, a partir das 19h30, são celebradas missas nos condomínios, casas e ruas do Império Amazônico e arredores. Nas quintas, às 8h30 e 18 horas, são realizadas missas e adoração. 

A nova paróquia atuará na área social por meio de projetos como profissionalização, musicalização, na prestação voluntária de serviços à comunidade, inclusive, mobilizando jovens nas tarefas de medicina, psicologia, serviço social e enfermagem. Na paróquia também funciona uma Pastoral Universitária, inclusive, com a participação de estudantes africanos. 

Carmo
O Dia de Nossa Senhora do Carmo será comemorado em Belém e Benevides. Em Belém, desde segunda-feira (13), é celebrado o tríduo na Igreja do Carmo, e nesta quinta, será realizada missa às 7 horas, presidida pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro. Às 9 horas, a celebração será conduzida pelo padre Alberto Bresciani, sacerdote salesiano.

O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá missa às 12 horas, e o cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, conduz às 18 horas. Em todas as celebrações haverá benção dos escapulários.

A programação terá lives pelo canal do Youtube: Colégio do Carmo Belém, às 19h30, com shows de artistas locais. A festividade este ano traz com tema “Sob o olhar materno de Maria”. Para as missas presenciais é necessário a retirada dos tickets na Secretaria da Catedral de Belém (praça Dom Frei Caetano Brandão - Cidade Velha), em horário comercial (8h às 12h e das 14 às 17h).

Em Benevides, a programação contará com missa solene presidida por dom Alberto, às 8 horas, no Carmelo de Santa Teresinha (alameda José de Oliveira França s/n - Centro). Já, às 18h30, a celebração será na Igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (Avenida Augusto Meira Filho), presidida pelo pároco Padre Hélio Fronczak.

A festividade na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo começou no dia 12 e segue até domingo (19), este ano com tema “Vamos abrir nossas portas!”. No dia 19, às 9 horas, a imagem de Nossa Senhora do Carmo será levada em carro aberto pelas ruas no município.

O município de Benevides, pertencente a região metropolitana de Belém, celebra nesta quinta (16) feriado municipal, dia em que de acordo com a tradição, a matriz paroquial é muito procurada para celebrações de Nossa Senhora do Carmo com Círio das Crianças. Porém, este ano, não haverá a tradicional procissão, em conformidade com as orientações de prevenção ao Covid-19 e o protocolo de volta das atividades da Arquidiocese de Belém.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ