CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

No último dia de lockdown, Pará fica em sétimo lugar no ranking de distanciamento social

Ranking nacional aponta um dia com maior adesão às medidas preventivas contra o coronavírus

Victor Furtado
fonte

O Pará caiu mais posições no ranking nacional de distanciamento social temporário. Neste domingo (24), o último dia de lockdown — fechamento de todas as atividades comerciais não essenciais à saúde, segurança e vida da população —, em Belém e mais 16 cidades, a adesão à principal medida preventiva contra a covid-19 foi de 55,2%. E assim, ocupou a sétima posição. Esse índice é avaliado, diariamente, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). 

No sábado (23), penúltimo dia de lockdown, a adesão ao distanciamento social temporário foi de 49,9%. Com esse índice, o Pará ficou em quarto lugar no ranking nacional. O primeiro lugar, nesse dia, foi para o Amapá, com 55,6%. Isso mostra o quanto os demais estados estiveram desmobilizados na prevenção de circulação do coronavírus sars-cov-2, o causador da covid-19. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse índice seja de 70%, para que realmente haja segurança e prevenção.

Com o fim do lockdown por decreto estadual, agora os municípios é que devem anunciar medidas próprias de distanciamento social temporário. Ao Governo do Estado, caberá o apoio ao cumprimento das medidas. "É preciso que todos entendam que o cenário é de melhoras, mas que a pandemia continua. Então, para evitar a doença, é preciso, ainda, tomar todos os cuidados recomendados pelas organizações de saúde", alerta o titular da Segup, Ualame Machado.

Ainda que o lockdown tenha acabado, o uso de máscaras — e de forma correta, cobrindo da linha abaixo dos olhos até abaixo do queixo — continua sendo obrigatório. Ninguém pode ir às ruas sem esse acessório essencial para a saúde pública e sem extrema necessidade. Aglomerações também continuam sendo proibidas. As pessoas devem continuar mantendo uma distância segura de 1,5 metro entre si. As fiscalizações e orientações seguem nas ruas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ