Mulher é presa por tentar fazer fotos da urna eletrônica, em Marabá

O ato é considerado crime eleitoral por violar o sigilo do voto

O Liberal
Tay Marquioro / Especial para O Liberal
fonte

Em Marabá, por volta das 9h30, uma mulher foi flagrada tentando fazer fotos da urna de votação neste domingo (6/10). A ocorrência foi na Escola Pequeno Príncipe, que fica na Folha 32, núcleo Nova Marabá. A prática configura crime eleitoral, por violar o sigilo do voto. A eleitora foi encaminhada até uma delegacia.

VEJA MAIS

TRE-PA realiza coletiva de imprensa nesta terça (1º). Sou obrigado a votar? Veja para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo
No Brasil, aproximadamente 20,5 milhões tem direito ao voto facultativo

Votação na urna eletrônica. Primeiro voto será para vereador Guia completo para votação tem horários, documentos, ordem na urna, apuração e mais; veja
As eleições de 2024 acontecem neste domingo (06/10). Confira tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade

A eleitora foi identificada como Maria Tereza Andrade e foi levada pela Polícia Militar para a 21ª Seccional de Polícia Civil. Nesse momento, ela presta esclarecimento sobre o ocorrido. Segundo testemunhas, no ato da abordagem policial, ela teria afirmado que é assessora de um candidato a prefeito do município. A reportagem tenta apurar essa informação.

De acordo com o Código Eleitoral, é crime eleitoral “violar ou tentar violar o sigilo do voto”, com pena de até dois anos de prisão. Por esse motivo, os celulares, assim como câmeras e outros aparelhos capazes de registrar imagens, não são permitidos na cabine eleitora.

Na hora do voto, o eleitor deixa o celular em cima de uma mesa, e só pode permanecer com a “colinha”, um papel com os números dos candidatos. Após confirmar suas escolhas na urna eletrônica, pode pegar o aparelho novamente.

Com informações de Tay Marquioro, direto de Marabá.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ