#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

MPPA recomenda medidas de proteção aos idosos contra a covid-19 em Itaituba

O Município deverá desenvolver ações preventivas para evitar contágio entre os idosos em situação de acolhimento.

Redação Integrada

O Ministério Público do Estado recomendou à Prefeitura de Itaituba, à Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Instituição de Acolhimento do Município (IAMI) que adotem medidas para a garantia dos direitos dos idosos acolhidos no espaço diante da pandemia do novo coronavírus. A recomendação é assinada pelo promotor de justiça titular da 3ª PJ de Itaituba, Ítalo Costa Dias.

Prefeitura e Secretaria de Saúde terão que disponibilizar equipamentos de proteção (EPIs), vacinas H1N1 e testes para a covid-19 para todos os cuidadores, funcionários e acolhidos na Instituição de Acolhimento do Município de Itaituba (IAMI). Terão ainda que fornecer os insumos necessários para limpeza das instalações, higiene pessoal e proteção individual dos idosos e colaboradores, além dos oferecer equipamentos mínimos para monitorização dos sinais e sintomas de doença, especialmente infecção pelo novo coronavírus.

Pessoas idosas deverão ter atendimento preferencial garantido, especialmente aqueles acolhidos em instituições de longa permanência para idosos nos hospitais públicos de gestão do Município de Itaituba e também nas Unidades Básicas de Saúde, por se tratar de público mais vulnerável à contaminação pela covid-19.

Outra orientação da recomendação é que o Município determine a todas as Unidades de Saúde do Município que informem ao paciente ou seu responsável quando houver
confirmação ou suspeita de contágio da covid-19 a fim de que possam adotar os cuidados necessários para o enfrentamento da doença.

As Unidades de Saúde municipais deverão ser orientadas a só permitirem a liberação de corpo infectado com a covid-19 ou suspeita da doença quando este estiver devidamente lacrado ou em caixão vedado a fim de evitar o contágio.

A coordenação da Instituição de Acolhimento de Itaituba deverá, com urgência,  cumprir integralmente as orientações de prevenção da covid-19 determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Comitê Interinstitucional de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus.

Por telefone, o secretário de saúde de Itaituba Adriano Coutinho, informou que os equipamentos e vacinas serão disponibilizados sempre que necessário. "Vacinas, testes e atendimento preferencial serão ofertados. Já os EPIs, sempre que solicitados", informou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ