CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MPF pede atuação de forças federais para impedir ação de garimpeiros

O movimento dos garimpeiros está sendo monitorado por helicópteros

Com informações do MPF
fonte

Para conter o avanço da invasão de garimpeiros dentro do território do povo indígena Munduruku, o Ministério Público Federal (MPF) pediu atuação urgente de forças federais. A área fica na região do igarapé Baunilha, em Jacareacanga, no oeste do Pará. Denúncias apontam um aumento nas invasões a partir do último dia 14, onde foi registrada a entrada de um grande número de pás-carregadeiras.

O movimento dos garimpeiros está sendo monitorado por helicópteros. A entrada indica uma ação de grupos criminosos associados a pequena parcela de indígenas que atuam a favor do garimpo.

O pedido de apoio das autoridades foi enviado ao MPF, por meio de documentos, pelas lideranças munduruku. Eles relataram que os invasores estão fortemente armados e vêm fazendo ameaças aos que resistem ao avanço dos garimpeiros.

Para o MPF, há risco iminente de um conflito na área.

Documentos enviados à Polícia Federal apontam que já está em curso uma investigação de grupos criminosos dentro da área indígena. O MPF pediu providências para conter o avanço dos garimpeiros, com o apoio de outras forças policiais, caso seja necessário. A requisição foi feita em caráter de urgência.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ