CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Motoristas por aplicativos anunciam paralisação de 24 horas

Paralisação será de 0h às 23h59 deste sábado. Usuários podem ter dificuldades em encontrar em motoristas e ter preços mais altos. As duas maiores plataformas podem ser afetadas

Victor Furtado
fonte

A partir da 0h deste sábado (7), motoristas por aplicativos farão uma paralisação nacional. No Pará, a expectativa de entidade trabalhista é de que 30% a 40% dos motoristas apoie a manifestação. A previsão de encerramento do protesto é às 23h59 do mesmo dia (24 horas ao todo). Motoristas ficarão com os aplicativos desligados. Usuários poderão ter dificuldades em conseguir corridas e devem ficar atentos a quem disser que fará o serviço fora das plataformas.

Clayton Magalhães, diretor de comunicação do Sindicato de Motoristas de Transporte por Aplicativos do Estado do Pará (Sindtapp), estima que a Região Metropolitana de Belém tem cerca de 15 mil motoristas ativos. É um número flutuante, pois sempre há pessoas entrando ou saindo das plataformas. A área tem predominância de duas grandes plataformas. A Redação Integrada de O Liberal já entrou em contato com as duas e aguarda um posicionamento.

Nos estados em que há um sindicato dos motoristas, as entidades farão ofícios direcionados às gestões locais dos aplicativos. Clayton afirmou que as sedes paraenses das duas empresas seriam acionadas ainda nesta sexta (6). E alertou que os usuários podem começar, a partir das 23h30 desta sexta, a já ter dificuldades em encontrar motoristas e perceber valores mais caros nas corridas.

Entre as reivindicações, os motoristas querem que a taxa base seja R$ 2,10 em todo o Brasil. Os percentuais por quilômetro percorrido sejam reajustados para 12% de tempo decorrido para 20%. Também querem a criação de uma taxa de deslocamento, para usuários que estão muito distantes ou que vão para muito longe e as possibilidades de viagem no retorno sejam baixas.

Outras reivindicações são a criação de pontos de apoio para cidades com mais de 200 mil habitantes; fim dos banimentos e suspensões de motoristas por recusa de corridas; inclusão das áreas de risco; exibição da foto dos passageiros desde o início da chamada; corridas mínimas de 2 km de distância; informar o destino das corridas a cada chamada; cobrança de deslocamento e multa para passageiros que solicitarem corridas com menores de sete anos e estejam sem cadeirinhas e os motoristas recusarem.

Em Belém, os principais pontos de concentração da paralisação serão o Portal da Amazônia e o estacionamento da Arena Multiuso Guilherme Paraense (Mangueirinho). Não há previsão de atos fechando vias ou carreatas. O protesto será mesmo ficar com os aplicativos desligados por 24 horas. Logo, usuários devem tomar cuidado com motoristas oferecendo corridas e se identificando como sendo das plataformas sem usar o app.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ