CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Marinha do Brasil intensifica ações de prevenção a acidentes de navegação em Cametá

Foram realizadas coberturas de eixo de motores de embarcações e distribuição de toucas para prender cabelos, como forma de prevenir o acidente de escalpelamento na região

João Thiago Dias
fonte

A Marinha do Brasil mobilizou mais de 30 militares, de 8 a 11 de fevereiro, para a campanha “Rios Seguros”, que contou com ações de inspeção naval e outras iniciativas em prol da segurança da navegação no município de Cametá, nordeste do Pará. Mais de 230 pessoas receberam instruções, por meio de palestras sobre práticas individuais e coletivas, que promovam a prevenção de acidentes, como o escalpelamento.

VEJA MAIS

image Escalpelamento: Marinha realiza ações preventivas em Cametá, no Pará
Ação prosseguirá até sexta (11) em portos, escolas e feiras, entre outros locais. Coletes salva-vidas também são doados à população

image Casos de escalpelamentos no Pará crescem 55% em 2021
Para prevenir o escalpelamento e reduzir o número de casos, a Marinha do Brasil oferece e instala a cobertura do eixo e volante do motor de forma gratuita.

image Menina de 10 anos sofre escalpelamento na Ilha do Marajó
Acidente aconteceu no último domingo (9), enquanto embarcação navegava pelo Rio Jaburu dos Alegres, em Gurupá, na Ilha do Marajó

O balanço da Marinha apontou: doação de 155 coletes salva-vidas; instalação de 83 coberturas de eixo de motores em pequenas embarcações da região; distribuição de 50 toucas para mulheres e crianças prenderem os cabelos; e entrega de panfletos e cartazes educativos em portos, feiras e locais com maior fluxo de circulação de pessoas.

Além disso, foram realizados serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores, como segunda via da carteira marítima, transferência de jurisdição da caderneta de inscrição e registro, inscrição de embarcação, renovação de título de embarcação e transferência de propriedade de embarcação.

Combatendo acidentes de navegação

Segundo a Marinha, o objetivo da campanha é combater os acidentes da navegação, estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto a comunidades ribeirinhas, por meio de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição, a salvaguarda da vida humana, de seus tripulantes, passageiros e cargas.

Quem fez parte da mobilização?

As ações foram promovidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Cametá; da Secretaria de Saúde do Estado do Pará; da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda; do Conselho Regional de Psicologia; e da Organização não Governamental Amigos Voluntários do Pará.

Para esta comissão, foram empregados o Aviso Auxiliar Breves do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e a Agência Escola Flutuante Ajuri II da CPAOR.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ