CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 4 mil crianças teriam sido vacinadas com dose da Pfizer para adultos no Pará, Sespa informa que se trata de erro no cadastro

As doses da Pfizer pediátricas teriam sido cadastradas como doses adultas, mas a secretaria investiga o caso

O Liberal
fonte

A vacinação contra a Covid-19 continua no Estado do Pará, o público alvo com calendário definido são as crianças de 5 aos 11 anos que receberam o imunizantes Pfizer pediátrico e as de 6 aos 11 anos, que serão imunizadas a partir desta segunda-feira (24) com a CoronaVac, que tem a mesma administração para os adultos. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou por meio de nota que o Datasus - Sistema do Ministério da Saúde - cadastrou lotes de doses pediátricas como se fossem doses para adulto. Diante desta informação, segundo a secretaria, este seria um erro de sistema para os números de doses aplicadas erradas no Pará.

A explicação aconteceu a partir do Relatório da Advocacia Geral da União (AGU) no Pará, 4,6 mil crianças com menos de 11 anos de idade tomaram vacinas contra covid-19 com destinação aos adultos. 4.513 doses da Pfizer teriam sido aplicadas erradas. No Brasil, mais 57 mil crianças teriam sido vacinadas por engano, com a versão adulta do imunizante.

Ainda segundo a nota da Sespa, o órgão está investigando se a situação se trata de um erro de cadastro ou se de fato houve alguma aplicação incorreta do imunizante.

"Estamos investigando se é apenas este erro ou se houve aplicação incorreta. Como esta aplicação é feita pelos municípios, estamos checando com cada secretaria de saúde municipal a real situação. E ainda aguardamos esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre a qualidade destes dados", finaliza a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ