CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça paraense tem novos dirigentes para biênio 2023-2025; veja os nomes

Cerimônia de posse ocorreu na noite desta quarta-feira, 1º, e foi prestigiada pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da Alepa, deputado Chicão

O Liberal
fonte

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) empossou, nesta quarta-feira (1º), os novos dirigentes para o biênio 2023-2025. A desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos assumiu a presidência da Corte, com o desembargador Roberto Gonçalves de Moura na vice-presidência e o desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior na corregedoria-geral de Justiça. A sessão solene de posse, que ocorreu no início da noite, na sede do TJPA, em Belém, foi acompanhada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Melo, o Chicão.  

A cerimônia começou com o pronunciamento de despedida da desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que deixa a presidência da Casa. Ela agradeceu ao governador Helder Barbalho pela parceria entre os Poderes Executivo e Judiciário durante o mandato e fez uma veemente defesa do estado democrático de direito. “Ao me despedir da presidência do Poder Judiciário do Pará, reafirmo a certeza de que o enraizamento dos valores democráticos consiste no único caminho possível para assegurar ao povo o legado da liberdade cidadã. A missão institucional do Judiciário não pode se apartar da axiologia democrática. Afinal, a garantia da ordem e da paz social erigida sobre o poder e dever da jurisdição deve ser exercida com a discrição e transparência, à margem do autoritarismo e da arrogância”, destacou. 

VEJA MAIS

image Confira como ficam as bancadas dos partidos na Alepa após a posse dos deputados estaduais
MDB terá 13 deputados na Alepa

image Veja os novos representantes do Pará no Congresso e quem deixa Senado e Câmara nesta quarta-feira
Renovação da bancada paraense foi de mais de 50%. Novo deputados federais e senadores tomam posse nesta quarta

image Veja quem são os novos deputados estaduais a partir desta quarta e quem está de saída da Alepa
Taxa de renovação do legislativo estadual é de quase 50%

Já a nova presidente da Corte, a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, fez questão de ressaltar os feitos da antecessora, como a digitalização de mais de 600 mil processos judiciais, trabalho concluído em um ano e oito meses. “Como presidente, agradeço aos colegas desembargadores e desembargadoras pela honra de ter sido aclamada para conduzir este Poder Judiciário às vésperas de completar 150 anos de instalação, construído ao longo desses anos, numa trajetória de avanços e fortalecimento da prestação jurisdicional. Prometo retribuir com meu empenho, força, dedicação e lealdade. À querida amiga e ex-presidente Célia Regina, parabenizo pelo profícuo trabalho desenvolvido em prol da Justiça deste Estado, cuja maior façanha, acredito, foi a digitalização de 618 mil processos judiciais, para os quais, segundo a equipe de digitalização, seriam necessários 30 anos, mas, com o empenho de todos os envolvidos, conseguiu essa vitória”, frisou. 

image Deputados estaduais elegem Chicão (MDB) para comandar a Alepa por mais dois anos
Em chapa única, eleição foi realizada no Plenário da Alepa, nesta quarta

image Governo do Pará anuncia novo secretariado; confira nomes e cargos assumidos
As nomeações incluem tanto figuras que já estavam na administração estadual como pessoas de fora do governo

Ainda durante a solenidade, os desembargadores Ezilda Pastana Mutran, Kédima Pacífico Lyra, Amilcar Roberto Bezerra Guimarães e Margui Gaspar Bittencourt também tomaram posse no Conselho da Magistratura, juntamente com os membros natos, que são os titulares da presidência, vice-presidência e corregedoria-geral de Justiça. 

Outras autoridades, como a vice-governadora Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o procurador-geral de Justiça do Estado, César Mattar; o presidente da seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Eduardo Imbiriba, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa), Adriano Seduvim, também prestigiaram a solenidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ