Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Incêndio em Canaã dos Carajás: população fica mais de 24h sem sinal de celular por causa queimada

O fogo foi controlado ainda na quarta-feira (24). Mas, os bombeiros da região estão recebendo chamados de pequenos focos de incêndio de queimadas urbanas

O Liberal

Uma queimada de pastagem - utilizada para “limpar” o solo e recuperar o capim - causou um incêndio no Morro das Antenas, localizado na entrada de Canaã dos Carajás (PA), na quarta-feira (24), e deixou a população sem o serviço telefônico por mais de 24h. Uma fonte, que não quis se identificar,  informou que o problema com os sinais dos celulares e da internet foram normalizados um dia após o ocorrido.

De acordo com o blog do comunicador Tony Marques, o incêndio teria começado ainda na madrugada de quarta-feira (24), e por conta das condições do tempo seco, calor e vento, logo se espalhou pelo Morro. Rapidamente, o fogo atingiu terrenos particulares e áreas de Preservação Permanente (APP) causando um grande estrago ambiental

Equipes da Secretaria  Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Canaã, Brigada de Emergência, Corpo de Bombeiros, Brigada de Emergência da Vale e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atuaram na mesma manhã para conter as chamas. Populares chegaram a reclamar da fumaça que tomou conta do ar da região. 

"Era uma fumaça grossa, que se alastrou por vários bairros e pôde ser vista a quilômetros de distância", afirmou Kleysykennyson Carneiro, morador da região. 

Três caminhões pipas e tratores foram encaminhados ao local para tentar conter o alastre fogo. A ação durou das 6h30 até por volta das 18h de quarta-feira (24). "O incêndio começou na madrugada de quarta e durou todo dia. Mais de 40 pessoas estiveram envolvidas no combate às chamas", relatou o morado. Segundo Kleysykennyson, os problemas com as queimadas foram resolvidos na quinta-feira (25). 

‘Recebemos ocorrência de pequenos focos de incêndio em terrenos baldios na cidade’, diz bombeiro

Em entrevista ao O Liberal, o Sargento R. Silva, do 16° GBM/Canaã, informou que atendeu nesta domingo (28) cerca de três ocorrências de pequenos focos de incêndio em terrenos baldios na região urbana da cidade. No entanto, ele garantiu que nenhum foi semelhante ao que ocorreu dias atrás, porém levantou um possível alerta sobre. Mas, não soube informar se há ligação entre ambas. 

“O que eu posso informar no momento é que há muitos focos de fogo no mato em terrenos baldios. Os solicitantes [do serviço de bombeiros] estão alegando  que o início do foco de queimada é de pessoas que  passam próximo e iniciam o fogo”, informou o bombeiro de plantão. 

O Sargento apela para que a população não somente de Canaã dos Carajás, mas de todo o país não pratique esse tipo de ação: “As queimadas nas áreas urbanas e rural trazem muitos malefícios e todos acabam sofrendo com as fumaças produzidas”.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ