Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ilha se desprende da terra e fica à deriva em rios do Marajó; veja

Fenômeno foi registrado nesta terça-feira (26), na orla do município de Afuá

O Liberal

Uma porção de terra se desprendeu da costa formando uma ilhota que agora está à deriva pelos rios do Arquipélago do Marajó. Na manhã desta terça-feira (26), a massa de terra e vegetação foi vista próxima à cidade de Afuá e surpreendeu moradores que passavam pela orla.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Hilder Vinícius de Souza, informou que a ilhota passou diante da orla de Afuá por volta de 10h30 e seguiu a maré lançante em direção ao rio Santana. Na passagem, o bloco de terra chegou a causar estragos ao enroscar em um trapiche, sendo necessários quatro barcos para colocá-lo de volta no curso do rio Afuá. A prefeitura municipal destinou equipes de brigadistas com barcos a postos para tentar evitar o choque com trapiches, postos flutuantes de combustível e embarcações ancoradas na orla de Afuá. 

Hilder Souza acredita que a ilha se desprendeu da costa do Marajó ou da Caviana e entrou pelo rio Cajuúna até alcançar o Afuá e seguir em direção ao rio Santana. O fenômeno seria causado pela maré lançante, comum nos meses de março e abril. 

A Prefeitura de Afuá ainda não calculou o tamanho da ilhota, mas o secretário de Meio Ambiente, que possui graduação em Biologia e pós-graduação em Gestão Ambiental, Perícia Ambiental, Educação Ambiental e Direito Ambiental, já identificou que a massa é formada por terra e vegetação, contendo espécies como palmeiras, miritizeiros, canaranas e juncos, planta que faz palhada e que ajuda a ilha a boiar.

“Além do risco de se chocar e de enroscar em alguns lugares, existe o risco da ilha carregar junto com elas animais como cobras e jacarés. Então, pedimos que as pessoas, principalmente as crianças e curiosos, evitem se aproximar ou mesmo nadar até ela”, alertou Hilder em entrevista ao portal Notícia Marajó.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ