Hemopa realiza neste final de semana mais uma ação de intensificação de doação de sangue
As atividades acontecem nos municípios de Belém, Capanema, Abaetetuba, Marabá, Altamira e Santarém
Neste sábado (28), e domingo (29), a Fundação Hemopa realiza mais uma ação de coleta de sangue. Desta vez, as atividades acontecem nos municípios de Belém, Capanema, Abaetetuba, Marabá, Altamira e Santarém. A Fundação tem intensificado as campanhas diárias em busca de doadores. Apesar das ações de domingo, vale lembrar que o atendimento transfusional é ininterrupto e a necessidade de bolsas é constante.
Segundo o Hemopa, as ações de finais de semana são necessárias para que os voluntários que não conseguem doar em dias de semana possam comparecer às unidades de coleta. Desta forma, os estoques de sangue ficam abastecidos para atender aos pacientes em necessidades de transfusões aos sábados e domingos.
O Hemopa de Altamira abrirá no sábado das 7h30 às 18h para atendimento ao público. Em Capanema, o Hemonúcleo fará o atendimento de 8h às 16h. E em Marabá, o Hemopa abrirá das 7h às 15h.
Já no domingo (29), será a vez do Hemopa Santarém que vai abrir das 7h às 17h. E o Hemonúcleo de Abaetetuba, que terá atendimento das 7h às 15h. Em Belém, como de rotina aos sábados, a unidade sede, na Batista Campos e a Unidade de Coleta Castanheira, na Rodovia BR 316 - km1, estarão abertas das 7h30 às 17h.
Critérios básicos para quem pode doar:
• Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• É necessário pesar mais de 50 kg;
• É necessário estar em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação;
• Levar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
• Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
• Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.
(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA