CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo fala esta tarde sobre vistoria à procura de manchas de óleo na costa paraense

Sobrevoo realizado de manhã integra esforço que monitora desastre que já atinge praias do nordeste

Redação integrada de O Liberal
fonte

Autoridades do governo do Estado e da Marinha do Brasil falarão na tarde desta segunda-feira (21) sobre os resultados do primeiro mapeamento realizado no litoral paraense para verificar se as manchas de óleo que já atingem o nordeste chegaram às praias paraenses. Esta manhã, uma equipe sobrevoou  uma área da costa paraense entre Salinópolis e Viseu, na fronteira do Maranhão.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Hayman de Souza, o secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Rodolfo Zahluth, e o Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, Manoel Pinho, fararão sobre as p´rimeiras impressões a partir das 15h. Logo mais cedo o governo confirmou a vistoria aérea realizada por equipe técnica, integrada por militares da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). As primeira imagens foram liberadas esta manhã. Confira: 

O sobrevoo incluiu a área entre Salinópolis até Viseu. A meta é vistoriar praias e áreas de oceano. Segundo afirma o governo do Estado, até ontem (20) não haviam sido encontradas evidências de que o material tenha chegado no Pará. 

Uma força-tarefa do governo do Estado foi convocada para tratar do problema. Ela envolve o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e atua preventivamente à possível chegada de manchas de óleo, que já atingiram a região nordeste do Brasil. Até a tarde de sábado (20), não foram encontradas evidências que o material tenha chegado ao Pará.

Ações iniciaram sem alarde

Militares do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Graesp) e integrantes da Semas sobrevoam átras da divisa entre o Pará e Maranhão. A meta da força-tarefa é também possóveis ações necessárias ações secretarias municipais para levar instruções sobre o que deve ser feito, caso o óleo chegue às praias. Também será dado apoio às ações de limpeza.

Ainda na última quinta-feira (15), representantes da Semas, Corpo de Bombeiros do Pará e Defesa Civil Estadual realizaram a primeira reunião de alinhamento de informações sobre o assunto, para traçar estratégias preventivas diante de um possível avanço de manchas de óleo. O encontrou também contou com biólogos que fazem o monitoramento e estudo sobre o tema.

Acompanhe para mais informações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ