Fotógrafo ganha destaque retratando as belezas de Barcarena através de suas lentes

Arte, paixão e beleza pelas lentes do fotógrafo Ori Júnior

Igor Wilson
fonte

Quem gosta de arte e criatividade, com certeza está se encantando com as fotografias de Ori Junior. O barcarenense está ganhando destaque no município com trabalhos que mostram as belezas de Barcarena através de paisagens deslumbrantes. Em seu perfil no Instagram, o fotógrafo mostra a cidade através de suas fotografias e tem muito orgulho disso. Falar de Barcarena sem os seus estigmas relacionados a crimes e acidentes ambientais é o objetivo dele. A julgar pelos comentários, está dando certo. 

Mas engana-se quem pensa que Ori é fotógrafo há muitos anos. O barcarenense é empresário de setor têxtil e só descobriu a fotografia em 2017, de forma inusitada. “Eu fazia voluntariado na igreja que frequento e certo dia apareceu uma câmera antiga. Ninguém sabia mexer com aquilo, eu a levei para casa e comecei a estudar, até que tomei gosto”, conta.  

image Fotógrafo vem ganhando destaque com seu trabalho em Barcarena (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Foi vendo vídeos na internet que Ori aprendeu e deu seus primeiros passos na fotografia. Foi clicando tudo que aparecia, até que encontrou nas fotografias de paisagens algo mágico. Era sua cidade que aparecia em suas fotos de forma deslumbrante. Ele queria que todos pudessem vê-la daquela forma e começou a divulgar seus trabalhos. Foi o início do percurso na fotografia ‘Fine-art’, estilo que faz parte das ‘Belas Artes’ e que consiste em trabalhos fotográficos iniciados a partir de um impulso artístico e estético.  

image Belezas de Barcarena através de paisagens deslumbrantes (Divulgação/ Ori Júnior)

“O que eu faço é por pura paixão. Teve foto em que tive que subi três vezes no Mirante do Rio só para conseguir as condições de luz. Foi nessas aventuras que consegui perceber minha fotografia como Fineart. Estou valorizando minha cidade, mostrando beleza que muitos não acreditam que Barcarena tem. Existe muita repercussão nacional negativa daqui, basta vermos no Google. Então comecei a pensar em fazer boas imagens para que as pessoas conhecessem outras coisas, mostrar que Barcarena é uma cidade muito bonita, no meio da Amazônia, com uma energia fantástica”, diz 

REPERCUSSÃO E PRIMEIROS TRABALHOS 

Durante algum tempo Ori teve algumas dificuldades em se assumir como fotógrafo. A rápida adaptação ao estilo Fine-arte foi lhe convencendo junto com a repercussão dos amigos mais próximos. Quando percebeu, Ori estava se dedicando à fotografia de uma forma que nunca havia imaginado. Um conjunto com 16 fotografias realizadas por todo o município foi adquirido por um hotel da cidade. Naquele momento começou também a ultrapassar a barreira e se considerar como um profissional do setor. 

image Fine Art mostra algo mágico na paisagem barcarenense (Divulgação/ Ori Júnior)

“Sou empresário, tenho loja na vila dos cabanos há mais de 15 anos, tenho uma marca de camisas regionais, que brinca com nossa regionalidade. A fotografia surgiu como um hobbie, mas a paixão foi arrebatadora. Ela me serve em meu trabalho na minha loja e também na fine-art. Hoje tudo é fotografia. Se estou num local sem câmera e vejo uma paisagem, volto lá no outro dia e na mesma hora, para tentar fazer a foto nas mesmas condições. E assim me vi dedicando boa parte do dia a isso”, diz. 

O que é Fine Art? 

Quando as primeiras fotografias de paisagens e outros temas começaram a surgir no início do século XX, muitos artistas apresentaram forte resistência em aceitar aquilo como arte. Muitos questionaram fatores como o processo mecânico envolvendo a produção dos retratos. Durante os anos seguinte, muitos fotógrafos começaram a utilizar técnicas utilizadas em pinturas, como a combinação de cenários e a composição de luz. 

image Paisagens compõe o trabalho do fotógrafo (Divulgação/ Ori Júnior)

Os anos se passaram e cada vez mais profissionais surgiam ao redor do planeta, o que fortaleceu o conceito de arte na fotografia. Muitos estilos foram e continuam sendo criados. Não existe um consenso definido a respeito do que é a fotografia Fine Art.  

“É a liberdade criativa, assim como todo artista tem, cada fotógrafo tem um gosto pessoal e mostra isso no seu trabalho. Eu sou muito mais ligado na condição de luz da paisagem do que em equipamentos, por exemplo, e isso é mostrado no meu trabalho. Então, fico sempre atento à técnica, equipamento, luz, o dia, as condições climáticas”, diz Ori. 

image Barcarena pelos olhos da Fine Art (Divulgação/ Ori Júnior)

De maneira geral, as fotografias Fine Art são registros de origem autoral sem o foco publicitário e a preocupação com a qualidade da impressão, fatores que dão o tom mais artístico aos trabalhos. As imagens presentam características, gostos pessoais e profissionais dos fotógrafos, exibindo os seus conhecimentos e retratando as suas experiências. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ