FAB levará assistência médica à comunidades de difícil acesso no Pará

Serviços de clínica geral, especialidades médicas e exames laboratoriais fazem parte da programação

O Liberal
fonte

Entre os dias 11 e 29 de junho, as comunidades ribeirinhas e urbanas do Pará irão receber a iniciativa Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2025) da Força Aérea Brasileira (FAB), que busca proporcionar atendimento médico básico e especializado à população. O Exercício tem foco tanto no apoio humanitário quanto no treinamento operacional das tropas.

O suporte será oferecido pelo Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), montado sobre balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). A unidade flutuante contará com aproximadamente 170 militares e terá capacidade para atender até mil pessoas por dia, com serviços de clínica geral, especialidades médicas e exames laboratoriais.

Ainda no mês de maio, as equipes técnicas de diversas Organizações Militares (OM) da FAB realizaram missões precursoras nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Almeirim e Breves, localizados no estado do Pará. O objetivo foi coletar informações estratégicas e definir a logística necessária para a instalação da estrutura de atendimento.

VEJA MAIS

image FAB busca piloto desaparecido após queda de aeronave que saiu de Oriximiná
Marcelo Noronha Muniz chegou a informar que o avião apresentava uma falha no motor

image Bolivianos presos em avião que caiu com drogas no Pará são transferidos para Cuiabá
Os dois estrangeiros estavam em um hospital de Alta Floresta (MT) após serem resgatados pela Polícia Federal e FAB

Pesquisas sobre o câncer do colo do útero e alguns atendimentos especializados também serão realizados na ação. O Exercício de Campanha conta com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, em complemento a atuação da FAB e HCAMP.

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e do EXCELSIOR 2025, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, destacou a importância estratégica da ação. “Vamos levar assistência médica às populações ribeirinhas e, ao mesmo tempo, treinar nossa equipe para atuar em áreas remotas. Isso reforça nossa capacidade de resposta e integração com outras organizações em diferentes áreas de atuação”, afirmou.

Ao retornarem para Belém (PA), as equipes técnicas participaram de uma reunião com o Comandante do I COMAR, para discutir as diretrizes e ações a serem implementadas para os próximos dias. O Major-Brigadeiro do Ar Avellar e a comitiva também realizaram uma visita de inspeção às instalações do Porto Brucutu, na COMARA, onde será o ponto de partida das atividades operacionais.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ