CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Exposição 'Pontal Cultural' pode ser visitada até o final de março em Marabá

São fotografias, desenhos, pinturas e esculturas de nomes conhecidos no cenário artístico do sudeste do Pará

Tay Marquioro
fonte

Obras de diversos nomes das artes plásticas e visuais estão reunidas na exposição “Pontal Cultural” que recebe visitas gratuitas até o final do mês de março em Marabá. São fotografias, desenhos, pinturas e esculturas de nomes conhecidos no cenário artístico do sudeste do Pará. As peças estão organizadas na sede do Pontal – Instituto Cultural, espaço que, além de galeria, abriga também uma biblioteca de artes, um ateliê comunitário, uma sala de multilinguagem e sala de acervo técnico.

VEJA MAIS

image Exposição 'Carajás Visuais' busca a valorização do patrimônio cultural da região sudeste do Pará
A mostra é mais uma iniciativa de valorização da produção artística local, onde as obras se afirmam na multiplicidade e diálogo com o patrimônio cultural da região

image Casa da Cultura de Canaã abre exposição com obras de artistas do sudeste do Pará
A exposição abre dia 27 de fevereiro e fica até 31 de março na Casa de Cultura Canaã dos Carajás

image Curandeira do século XX ganha homenagens nos muros da Casa das Artes
Ainda menina, Sultana Xavier, que nasceu na cidade de Santarém, tinha o dom da cura a partir do uso de plantas e orações

A jovem Isabela Souza, aluna do curso de graduação em de Artes Visuais, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), esteve presente na abertura da exposição e gostou do que viu. “Eu estou adorando e me sinto muito inspirada vendo todas essas obras porque eu também gosto de explorar essa linha artística. E esse tipo de exposição é muito boa para que a gente possa pegar referências e conhecer mais do trabalho de artistas locais aqui da região. Sem contar que vários deles estão aqui, acessíveis, disponíveis para trocar com a gente, podemos pegar ideias como eles, conversar. Isso é muito legal”, disse a estudante.

image Estudante de artes visuais da Unifesspa, Isabela Souza (Tay Marquioro/ O Liberal)

A exposição “Pontal Cultural” tem como objetivo estimular as conexões entre os artistas e a produção de obras que interagem com Marabá e a região de Carajás, dando visibilidade a produção das artes visuais paraenses. Já o Pontal – Instituto Cultural nasceu da necessidade de resgatar o legado da antiga Associação de Artistas Visuais de Marabá (Arma), criada em 1998. “Pensamos nesse nome com a intenção de dar a ideia de a cultura ser uma arma contra a ignorância, mas mais recentemente observamos que esse termo adquiriu uma conotação muito negativa, equivocada mesmo. Já a palavra ‘pontal’ remete ao surgimento de Marabá, que se deu a partir do pontal que há no encontro entre os rios Itacaiúnas e Tocantins. Marabá é um pontal”, explicou o artista plástico Marcone Moreira, que assina a curadoria da exposição ao lado de Antônio Botelho.

image Exposição reúne obras de diversos artistas da região sudeste do Pará (Tay Marquioro/ O Liberal)

Durante o período que a exposição fica em cartaz, também estão previstas a realização de laboratórios de artes e diálogos interativos que ocorrerão sob a coordenação dos artistas e produtores culturais Marcio Holanda e Núbia Suriane. Tem-se a parceria da empresa Tallentus Amazônia que há 23 anos estimula a arte e cultura na região, realizando consultorias e assessorias em projetos. A realização da exposição tem o apoio da Prefeitura de Marabá e Câmara Municipal de Marabá, por meio de emenda do vereador Antônio Márcio Gonçalves.

Serviço

Exposição “Pontal Cultural”

Realização: até 8 de abril

Horário de visitação: de 8h às 12h e de 14h às 18h

Local: Pontal Instituto Cultural (Av. 2000, Quadra 93, Lote 16 B, Bairro Belo Horizonte)

Entrada Franca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ