Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Evento 'Primavera dos Museus' conta história do Brasil através de suas moedas 

Ao longo do dia serão realizadas palestras e exposições de moedas e cédulas históricas que narram ao público os detalhes sobre a evolução da moeda brasileira nos 200 anos de Independência do país. Evento é organizado pelo Tribunal de Justiça do Pará

Igor Wilson

A história de um país pode ser contada através de sua moeda. É a partir desta perspectiva que acontece nesta segunda-feira (19) a 16ª edição da ‘Primavera dos Museus’. O evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) é dedicado, principalmente, aos apaixonados pelo universo da chamada numismática, ciência que estuda medalhas e moedas. 

'História, Independência e Acessibilidade: o bicentenário sob a ótica da Numismática e da Acessibilidade' é o tema da 'Primavera dos Museus' deste ano. Ao longo do dia serão realizadas palestras e exposições de moedas e cédulas históricas que narram ao público os detalhes sobre a evolução da moeda brasileira nos 200 anos de Independência do país. 

Participam do evento pessoas que se inscreveram gratuitamente em atividades presenciais e online. As exposições ficarão abertas à visitação de 8:30h até o final da programação, às 12h, no hall de entrada do evento. O acervo exposto foi disponibilizado por colecionadores (as) e possui itens considerados raros. As demais atividades acontecem no auditório Desembargadora Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos, localizado no anexo I do prédio-sede do TJPA. 

A abertura oficial do evento, às 10 horas, terá a presença da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e de dirigentes de órgãos do sistema de justiça participantes da Primavera dos Museus: Tribunal Regional do Trabalho da 8ª. Região (TRT8), presidido pela desembargadora Graziela Leite Colares; Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), presidido pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães do Nascimento; eTribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), presidido pela conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira. 

O evento contará ainda com as presenças da presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJPA, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias; do desembargador Luis José de Jesus Ribeiro, conselheiro do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra) e da juíza de Direito Gisele Camarço Leite, membro da Comissão de Gestão da Memória. 

O evento ‘Primavera dos Museus’ é uma ação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. Em 2022, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema selecionado. 

Visita guiada com acessibilidade  

A programação segue na terça-feira (21), com uma visita guiada ao prédio-sede do TJPA com foco em acessibilidade. Um grupo de alunos(as) da Unidade Educacional Especializada Astério de Campos,  formado por pessoas com deficiência, conhecerá as dependências e o histórico do prédio que abriga o Judiciário paraense, por meio de ferramentas de acessibilidade disponíveis no local. 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ