Estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade receberão auxílio emergencial alimentação

Alunos podem requerer o auxílio até o dia 10 de julho

Tainá Cavalcante

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberão, nos próximos meses, um Auxílio Emergencial Alimentação. A medida foi uma reivindicação do Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos com o objetivo de proteger aos alunos diante da pandemia da Covid-19. O auxílio será concedido enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais nos campi e nos restaurantes universitários.

De acordo com a instituição, os alunos que se encaixarem nos requisitos (listados abaixo) podem solicitar o auxílio até o dia 10 de julho pelo site do Sigaset. Basta acessar o sistema, clicar em "Auxílio Alimentação Emergencial/2020" e preencher o questionário socioeconômico de forma completa. Após a realização da inscrição, devem ser enviados os documentos exigidos no edital, de forma online, por meio exclusivo do Sigaest, em arquivo formato JPG, e tamanho máximo de 500 Kbytes.

O edital completo está disponível no site da UFPA.

QUEM PODE SOLICITAR O AUXÍLIO

O benefício é oferecido por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest). Segundo a UFPA, estão sendo ofertados 1500 auxílios no valor de R$ 150 que podem ser solicitados pelos discentes da UFPA regularmente matriculados em cursos de graduação no período letivo 2020, com as seguintes prioridades: discentes deferidos no Programa Permanência 2020 listados no Cadastro de Reserva; discentes que já estão sendo assistidos pela folha do Auxílio Taxa Zero; cotista em geral, desde que a renda per capita familiar não ultrapasse a 1,5 (um e meio) salário mínimo vigente; e não cotista em geral, desde que a renda per capita familiar não ultrapasse a 1,5 (um e meio) salário mínimo vigente.

QUEM NÃO PODE SOLICITAR O AUXÍLIO

Por outro lado, a UFPA não irá assistir com o Auxílio Alimentação Emergencial os discentes de cursos de graduação à distância, curso de graduação autofinanciado e outros de mesma natureza;  deferidos nos Auxílios Permanência e Moradia 2020; assistidos pelos Auxílios: Intervalar, Casa de Estudante e Estudante Estrangeiro; assistidos pela Bolsa de Apoio à Atividade Acadêmica (Bolsa/Saest); assistidos  pelo Programa Bolsa Permanência/MEC; Auxílio Moradia para Indígenas e Quilombolas; assistidos  por bolsas acadêmicas (Pibic, Pibex, Monitoria, PET) entre outras de mesma natureza); assistidos pela Bolsa/Trabalho (Proad); que estejam com pendências de prestação de contas na Saest, a exemplo dos auxílios: Creche, Instruir, Acesso às Línguas Estrangeiras (Prolínguas), Kit Acadêmico, Kit Acadêmico PcD e Apoio à Viagem Acadêmica (AVA), além de diárias e passagens via SCDP/UFPA.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ