CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em seis meses de campanha o Pará já aplicou mais de 4,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19

O Mapa de Vacinação aponta o Pará como o quinto estado que mais vacinou

O Liberal
fonte

O Pará completou seis meses do início da campanha de imunização contra a covid-19. Até agora o Estado já recebeu 4.849.740 doses de imunizantes de diferentes marcas. Desse total, em um semestre, 4.151.869 já foram aplicadas. Os dados são do vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A previsão é de que até o final do mês de agosto toda a população adulta, com 18 anos ou mais, poderá ter recebido pelo menos a primeira dose.

Das 43 remessas de vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde, 2.774.200 são da Oxford/AstraZeneca, 1.408.240 da CoronaVac/Butantan, 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen. 

A última atualização do Mapa de Vacinação contra covid-19 no Brasil - do Consórcio de Veículos de Imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde - aponta que o Pará é o quinto estado que mais aplicou as doses de vacinas recebidas, com 85,61% de doses usadas.

“Nos jornais nacionais já somos o 5º estado que mais vacina. Isso se deve muito à parceria entre a Sespa e a Segup para a distribuição das doses, que tem sido fundamental para que o Pará avance na campanha de vacinação contra a covid-19. Com esse ritmo contínuo, mais paraenses continuarão sendo vacinados e mais vidas salvas. Pela logística implantada, temos conseguido entregar as vacinas em até 48 horas após a chegada das remessas graças à interação entre as pastas”, ressalta Romulo Rodovalho, titular da Sespa.

A logística de entrega das vacinas para os municípios paraenses inicia quando o Ministério da Saúde emite a quantidade de vacinas que o Pará receberá e o laboratório que serão distribuídos aos estados. A partir desses dados, são construídas planilhas para a divisão de doses entre os municípios, levando em consideração a faixa etária, o público-alvo e o equilíbrio da distribuição entre os municípios. 

“Todo o nosso planejamento é feito com todo o cuidado em relação à temperatura, à distância, ao ar condicionamento das doses. Contamos com uma equipe de excelência, que consegue dispensar vacinas via terrestre, aérea e fluvial, de acordo com a necessidade dos municípios paraenses. Só pra ter uma ideia, nas primeiras remessas, nós entregamos as vacinas em 24 horas, nos 144 municípios, demonstrando a qualidade do nosso serviço. Então, hoje, eu coloco o Pará sendo referência na entrega das vacinas contra a covid-19”, explica Marcus Coura, coordenador de logística da vacina contra a covid-19 da Sespa.

Entregar as  vacinas requer um trabalho integrado entre a Sespa e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A distribuição de vacinas conta com a escolta da Polícia Militar do Pará. Já o transporte é feito pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu) e pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Eles levam doses por todo o estado, principalmente para cidades onde não há meio de transporte modal rodoviário, como é o caso de municípios do arquipélago do Marajó.

 

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Victor Furtado - coordenador do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ