Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Eleições on-line para reitor e diretores de centro da Uepa serão nesta quinta

Nova tentativa de pleito digital ocorre após uma das chapas ter conseguido suspender, judicialmente, o dia original da votação

Victor Furtado

As eleições da Universidade do Estado do Pará (Uepa), para os cargos de reitor e diretores de centros, serão nesta quinta-feira (13). É a segunda tentativa de pleito, oito dias após a suspensão judicial do processo. Nada muda em relação às etapas anteriores, quantidade de chapas, número de eleitores ou formato de votação. Devido à pandemia, os votos serão eletrônicos, pelo sistema VOTAnet, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Na primeira data prevista para a votação, uma ação foi movida pela "Chapa 2 - Renovar para Avançar", que tem como candidata a reitora a professora doutora Ionara Antunes Terra, apontando o descumprimento do "...disposto no artigo quarto da resolução 3627/2021 do Conselho Universitário da Uepa", ao "...deixar de divulgar a listagem geral dos eleitores aptos a votar" no pleito. A 2ª Vara da Fazenda da Comarca da Capital decidiu por suspender a eleição. Por enquanto, não há novas demandas que possam adiar, novamente, o pleito.

Somente uma coisa é diferente, como explica a professora doutora Regina Carneiro, presidente da Comissão Eleitoral: ainda nesta quarta-feira (12), os eleitores devem receber, nos e-mails institucionais, novos acessos para o sistema de votação. No mais, o sistema será aberto às 9h e fechado às 20h. A contagem de votos deve ser rápida. Haverá 48 horas para contestações e recursos, caso haja algum evento inesperado. A comissão estará, presencialmente, na sede da Uepa, no bairro do Telégrafo. Fiscais eleitorais de cada chapa também.

O cadastramento de e-mails institucionais encerrou às 23h59 do dia 28 de abril. O sistema para cadastramento de e-mails só será reaberto na sexta-feira (7). Com o número de e-mails cadastrados, a comunidade acadêmica da Uepa tem 10.152 eleitores aptos a votar, sendo 8.653 alunos, 831 docentes e 668 técnicos. Os técnicos e alunos dos campi do interior só irão votar nas chapas para reitor e vice-reitor.

Caso haja dificuldades, a presidente da Comissão Eleitoral pede que o contato seja feito, imediatamente, pelo e-mail suporte.eleicoes@uepa.br. Por conta da pandemia, atendimentos presenciais podem ocorrer, só que de maneira limitada. Logo, o ideal é que o contato seja por e-mail. O cadastramento de e-mails institucionais encerrou às 23h59 do dia 28 de abril. O sistema para cadastramento de e-mails segue fechado. A professora Regina agradeceu a parceria com o TRE.

Após a homologação do resultado pelo Conselho Universitário, a lista tríplice deve ser enviada ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Cabe ao governador nomear o reitor e o vice-reitor. Porém, a tradição é nomear a chapa mais votada, pois respeita a vontade da comunidade acadêmica.

 

Saiba mais sobre as chapas

O Grupo Liberal entrevistou os representantes das três chapas para os cargos de reitor e vice-reitor. As entrevistas estão disponíveis no canal de O Liberal no YouTube. Foram feitos sorteios da ordem de entrevistas, de publicação e de descrição nos textos.

O candidato Benedito Ely Valente da Cruz concorre à reitoria pela Chapa 1, "Somos +Uepa: Integrar para Inovar". Ele tem como candidata a vice a professora doutora Sheyla Mara Silva de Oliveira. Doutor em geografia, Cruz acredita que a universidade tem grandes desafios para enfrentar considerando a pandemia de covid-19.

Pela chapa 3, "Uepa para toda a gente", o atual vice-reitor Clay Anderson Nunes Chagas é doutor em desenvolvimento socioambiental, e tem como vice a professora doutora Ilma Pastana Ferreira. Chagas tem como uma das prioridades a convocação de uma estatuinte, processo pelo qual a instituição definiria um novo conjunto de leis internas.

Ionara Antunes Terra é a candidata da chapa 2, "Renovar para avançar", que tem como vice o professor doutor Nilson Veloso Bezerra. Ela é doutora em biologia celular e molecular aplicada à saúde. A prioridade definida na chapa é a criação do Planejamento Territorial Participativo, com objetivo de traçar planos e metas baseados nas necessidades informadas pela comunidade acadêmica.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ