CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Efetivo de 250 bombeiros inicia 'Operação Réveillon' em várias praias do Pará

A operação vai seguir até 5 de janeiro em Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba, Barcarena, Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Soure, Salvaterra, Algodoal, Marudá, Crispim, Camará, Barreiras de Santa Maria do Pará, trevo de Curuçá, Marapanim e Nova Timboteua

João Thiago Dias
fonte

Um efetivo de 250 militares e 14 embarcações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará iniciou, nesta segunda-feira (30), a Operação Réveillon, que vai seguir até 5 de janeiro em ações preventivas nas maiores praias do Pará. O trabalho, que visa garantir a prevenção e segurança da população que vai prestigiar a virado do ano fora da capital, conta com as operações “Guarda-vidas e Estrada” nas seguintes localidades: Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, assim como nos municípios de Barcarena, Salinópolis (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Soure, Salvaterra, Algodoal, Marudá, Crispim, Camará, Barreiras de Santa Maria do Pará, trevo de Curuçá, Marapanim e Nova Timboteua. 

A prevenção balneária, por meio dos Guarda-vidas, é realizada das 8h às 18h. A Defesa Civil do Estado também contribui com as dicas de prevenção, distribuindo pulseirinhas de identificação para as crianças. Na Operação Estrada, há ações nas barreiras de Mosqueiro, Santa Maria do Pará, Nova Timboteua, Salinas, Marudá, Barcarena e dentre outros principais locais mais visitados nestas época do ano, no qual as viaturas de resgate estão dispostas para atuações em possíveis acidentes automobilísticos. 

Balanço do último fim de semana de 2019

Neste primeiro dia de operações, o capitão Leonardo Sarges, do Corpo de Bombeiros, informou o balanço do último fim de semana do ano nas principais praias do Estado. Duas ocorrências de crianças localizadas após desaparecimento foram registradas. "Principal ocorrência que sempre se destaca porque muitos pais vão para os balneários e se descuidam com as crianças. Foi uma em Mosqueiro e outra em Salinópolis. Mas foram levadas para a barraca dos bombeiros e aguardaram até a chegada dos pais", disse.

"Não foram registrados afogamentos, apenas algumas escoriações em Mosqueiro e Outeiro, por conta de descuido com pedras na água. Muitos banhistas não têm informação sobre a profundidade mais elevada da água, mergulham e acabam se ferindo", detalhou o capitão. 

Recomendações para a virada

Para quem vai passar a virada na praia, o capitão alertou sobre várias dicas fundamentais para manter a segurança. "O Corpo de Bombeiros recomenda a questão da atenção máxima no deslocamento para essas localidades. Fazer a revisão do veículo. Ver se pneus e freios estão em dia. Ver se limpador de para-brisas está funcionando, porque estamos no inverno e tem fortes chuvas. Manter a distância defensiva do veículo da frente. E deixar registro de gás e disjuntor desligados", orientou.

Na praia, os cuidados devem ser redobrados com crianças a idosos. "Essas faixas etárias precisam de maior atenção. Não confiar em objetivos que dão falsa sensação de segurança, como boias de braço e colchões infláveis. Utilizar o equipamento adequado, que é o colete salva-vidas", pontuou.

"Se for entrar na água com criança, nunca deixá-la sozinha. E manter distância dela de um braço, que é a distância que a pessoa consegue pegar rapidamente. Isso principalmente na nossa água de rio, em Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba, cuja visibilidade é muito baixa ou quase nenhuma. Se a criança afundar, fica difícil localizar o ponto exato", alertou.

Os bombeiros também reforçam que bebida alcoólica e banho na água não devem ser misturados. "Bebida e meio líquido não combinam. Se fizer ingestão de qualquer bebida com álcool, não pode ir para a água. E se fizer consumo de muito alimento, dar um tempo para a digestão. Muita gente come rápido querendo aproveitar logo voltando para a praia, mas tem que esperar pelo menos meia hora", frisou Leonardo Sarges.

Maré alta

Nesta terça-feira (31), está prevista maré alta de 4.3 metros, por volta das 22h38, em Salinópolis. Por conta do risco que a altura da maré representa, os bombeiros recomendam que os banhistas evitem a água neste horário. "Estamos na Lua Nova desde o dia 26. Neste período, a amplitude da maré aumenta. Nesta noite da virada, essa maré de 4.2 metros é considerada razoável, mas como estamos num período de chuva, o vento forte pode provocar incidência de ondas grandes. Não ir para a água nesse horário. Nem deixar veículos na praia".

Em caso de outras dúvidas, os bombeiros disponibilizam várias informações no aplicativo Praia Segura. "Tem informação sobre as marés. Pode cadastrar para informar sobre criança desaparecida também. Mas é importante lembrar que, se observar alguém se afogando e não tiver domínio de natação, deve procurar socorro e não tentar entrar na água. Muita gente vira vítima porque tenta socorrer sem saber nadar direito. Qualquer dúvida, pode procurar o guarda-vidas para maiores orientações sobre os lugares seguros da praia", concluiu o capitão. 

Em caso de acidentes, ligar para os números de emergência 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ