CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dois listões de vestibular e um quase feriado em Belém

Rotina da Região Metropolitana de Belém muda em dia de resultado da UFPA ou da Uepa. Esta quinta-feira tem os dois listões no mesmo dia.

Victor Furtado
fonte

O Pará tem uma cultura de vestibular muito característica. Até uma música tema tradicional tem, aquela do Pinduca: "Alô-alô, alô, papai. Alô, mamãe. Ponham a vitrola pra tocar. Podem soltar foguetes, que eu passei no vestibular". E nesta quinta-feira, as duas maiores universidades do estado — UFPA e Uepa — anunciam os resultados dos processos seletivos de 2020. Será um dia bem atípico e de festa, na Região Metropolitana de Belém. Talvez não sejam vitrolas tocando música e sim caixinhas de som portáteis, mas vai haver fogos sim.

Desde que o Ministério da Educação (MEC) implantou o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que divulga todos os resultados de uma só vez, essa cultura de festa pelos vestibulares na RMB acabou ficando enfraquecida. Mas como o Sisu não é totalmente interessante para a realidades de todas as instituições de ensino superior, algumas voltaram a fazer vestibulares próprios e com resultados próprios. Era tudo o que o paraense precisava para manter as tradições de comemorar a mudança de vida pela educação.
 

LEIA MAIS:

Ufopa divulga resultado de processo seletivo nesta quinta (30)

Listão da UFPA sai nesta quinta (30)

Sisu: MEC libera acesso ao resultado

Listão da Uepa sai nesta quinta-feira (30)

 

Às 10h, as rádios locais começam a leitura do listão da Universidade do Estado do Pará (Uepa). No campus principal, no bairro do Telégrafo, listas impressas estarão disponíveis. É onde a festa começa para muita gente. Ou onde começa um momento de preparação e amadurecimento para o ano que vem. Em seguida, a instituição disponibiliza os resultados no site oficial e para a imprensa.

Foram 3.656 vagas ofertadas pela Uepa, distribuídas em 28 cursos, em 16 municípios. Fisioterapia foi o curso mais concorrido entre cotistas e não cotistas. Do total, 1.532 vagas foram ofertadas na capital e 2.124 vagas no interior. Metade das vagas foi destinada a cotas sociais. São mais de 83 mil candidatos. Fisioterapia foi o curso mais concorrido. A matrícula dos calouros será feita entre 4 e 7 de fevereiro. 

As aulas da Uepa começam em 10 de fevereiro. Os períodos de chamadas de repescagem para cursos com entrada no 1º e 2º semestres de 2020 ocorrerão entre 18 de fevereiro e 30 de março e de 3 a 30 de agosto (período de chamada subsequente para cursos com entrada apenas no 2º semestre de 2020).

image Os formatos de festa de vestibular, em Belém, são muito variados... (Fábio Costa / Arquivo O Liberal)

A partir das 14h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba com a espera de mais de 93 mil candidatos, que disputam 7.143 vagas. Do total, 3.449 vagas foram ofertadas para ampla concorrência; 3.503 foram pelo sistema de cotas; e também 191 vagas extras, ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD). Entre os cotistas, o curso mais buscado foi Psicologia. Entre não cotistas, Medicina.

Primeiro, haverá a leitura, ao vivo, nas rádios cadastradas. Também haverá listão impresso, no Centro de Eventos Benedito Nunes, que fica no campus Guamá. A imprensa e site oficial a instituição só terão acesso depois das 14h30. É uma tradição para a cultura de vestibular do Pará.

Antes da divulgação dos nomes dos candidatos classificados da UFPA, a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) entregará, oficialmente, o resultado ao reitor, Emmanuel Tourinho, em uma cerimônia na Reitoria. Em seguida, o reitor e os integrantes da Coperps farão uma Coletiva de Imprensa, também no CEBN, às 13h45.

Festas e muito barulho devem ser registradas durante o dia todo. Importante que quem tenha animais de estimação, os proteja do barulho dos fogos de artifício e os acalme. Supermercados podem ficar mais movimentados que o comum, para um final de mês, quando muita gente recebe o salário. O jornalista e educador popular Max Costa, no perfil dele o Facebook, declarou: "UFPA e Uepa divulgarão os seus listões de aprovados no vestibular. Por motivos óbvios, proponho que seja decretado feriado na cidade!".

Por conta das cotas sociais e raciais, historicamente, os bairros onde há maior concentração da população mais pobre passou a comemorar o ingresso no ensino superior. E a mudança de vida por oportunidades com a educação. Às 15h30, será feita a caminhada "Calourada da TF", para celebrar a aprovação de todos os aprovados e aprovadas nos vestibulares 2020. Começa na rua São Domingos, com a Passagem São João, ao lado da escola Mateus do Carmo, na Terra Firme.

Nas portas das escolas e cursinhos, muita gente estrará reunida, esperando os resultados também. Churrascos vão surgir quase do nada. Familiares dos calouros, quase sempre, conseguem até uma dispensa do trabalho para curtir o momento.

Um pouco mais distante da RMB, já tem festa começando para os aprovados na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que ficou de divulgar o listão a partir das 8h. São mais de 12 mil candidatos inscritos no PSR 2020. A oferta total foi de 1.307 vagas, em 40 cursos de graduação nas cidades de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

Foram 10.866 inscritos nas vagas destinados às cotas sociais e 1.857 na ampla concorrência. Os listões com aprovados serão fixados nos murais da Unidade Amazônia, Campus Santarém e dos campi Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A publicação no site e nos murais das Unidades Rondon e Tapajós será a partir das 9h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ