Listão da Uepa sai nesta quinta-feira (30)

Universidade confirma o resultado. Festa tradicional deve ocorrer no campus principal, no Telégrafo, às 10h

Victor Furtado

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai divulgar o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2020 nesta quinta-feira (30), às 10h. O resultado poderá ser acompanhado no site oficial da instituição e também na tradicional festa dos calouros, que ocorre no campus do Telégrafo. A seleção usou apenas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 

LEIA MAIS:

Só UFPA ainda está sem previsão de divulgar listão dos calouros​

Sisu: MEC libera acesso ao resultado
 

A confirmação veio depois de os resultados do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) terem sido autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A última suspensão, imposta pela Justiça Federal de São Paulo, exigia que as notas do Enem, que estavam sob suspeita, tivessem total segurança. Quando essa liminar foi derrubada, pressupõe-se que as suspeitas sobre os resultados do exame também caíram.

O Prosel Uepa 2020 oferece 3.656 vagas, em 28 cursos. A graduação em Engenharia de Software foi ofertada, pela primeira vez, nos municípios de Castanhal (30 vagas) e Redenção (30 vagas). No total, o Prosel soma a presença de cursos da Uepa em 16 municípios, sendo 1.532 vagas ofertadas na capital e 2.124 vagas no interior.

As provas foram realizadas em outubro de novembro de 2019. As vagas da Uepa são destinadas aos candidatos que concluíram ou estão concluindo em 2019 a última série do Ensino Médio ou equivalente.

Para concorrer às vagas do Prosel Uepa 2020, os candidatos puderam se inscrever às Vagas para Cotistas (VC), com 50% do total de vagas ofertadas. Após a divulgação do resultado final do seletivo, a matrícula dos calouros será feita entre 4 e 7 de fevereiro.

As aulas começam em 10 de fevereiro. Os períodos de chamadas de repescagem para cursos com entrada no 1º e 2º semestres de 2020 ocorrerão entre 18 de fevereiro e 30 de março e de 3 a 30 de agosto (período de chamada subsequente para cursos com entrada apenas no 2º semestre de 2020).

 

Uepa explica as notas de corte pelo Enem

Estará automaticamente eliminado no processo de classificação do Prosel, o candidato que faltou em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2019 ou obteve nota inferior a 500  na Redação do Enem, numa escala de 0 a 1000, ou ainda obteve média aritmética das notas do Enem 2019 inferior a 500. 

Ainda será atribuído um bônus de 10%, sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2019, aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente), ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado do Pará. 

A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo e perderá o direito à vaga.

 

Fisiotrapia é o curso mais concorrido

Para o Prosel 2020, entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Belém, com 185 candidatos inscritos para cada vaga. Em seguida, o curso de Biomedicina em Belém, com 101,33 candidatos por vaga, e o curso de Medicina em Marabá, com 92,20 por vaga.

Entre os não cotistas, o curso mais concorrido do certame é Fisioterapia em Belém, com 72,35 candidatos inscritos para cada vaga. Em segundo ficou Medicina em Marabá, com 69,35 inscritos por vaga, e Medicina em Belém, com 67,38 candidatos por vaga.

 

Calendário de matrícula e documentos necessários

O período de matrícula de calouros será do dia 4 a 7 de fevereiro. Para realizar sua matrícula, o candidato do PROSEL/2020 selecionado para as vagas nos Cursos de Graduação da UEPA, deverá comparecer ao Campus da Universidade no qual realizará o curso para o qual foi selecionado, a fim de protocolar a entrega das cópias dos documentos comprobatórios e obrigatórios, originais (para confirmação) e cópias, a saber: 

a) Carteira de Identidade; 

b) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); 

c) Certidão de Nascimento ou Casamento;

 d) Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino); 

e) 01  foto 3 x 4 recente (colorida); 

f)Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição, ou declaração de quitação eleitoral, emitida pelo site do Tribunal Regional Eleitoral; 

g) Histórico Escolar do Ensino Médio; 

h) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

i) Declaração de autenticidade emitida pela Coordenação de Documento Escolar - CODOE, da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC, obrigatória aos candidatos que concluíram ou estão concluindo a última série do Ensino Médio, no Sistema de Ensino (escolas de ensino médio públicas e privadas) do Estado do Pará.

 j) Comprovante de Residência (recente e que contenha CEP).

 

NÚMEROS DO PROCESSO SELETIVO UEPA 2020

Total de vagas ofertadas: 3.656 

Vagas cotistas: 1828

Vagas não cotistas: 1828

Cursos de Graduação ofertados em 2020: 28

Total de Inscritos:  83.035

Total de Inscrições de Candidatos Cotistas: 57.648

Total de Inscrições de Candidatos Não Cotistas: 25.387

 

Cursos mais concorridos (concorrência CANDIDATO / VAGA)


ENTRE COTISTAS

Fisioterapia (Belém): 3.700 candidatos inscritos/  20 vagas/ 185 candidatos por vaga.

Biomedicina (Belém): 1.520  candidatos inscritos/ 15  vagas/ 101,33 candidatos por vaga. 

Medicina (Marabá): 1.844  candidatos inscritos/ 20 vagas/ 92,20 candidatos por vaga.


ENTRE NÃO COTISTA

Fisioterapia (Belém): 1.447  candidatos inscritos/ 20 vagas/ 72,35 candidatos por vaga. 

Medicina (Marabá):  1.387 candidatos inscritos/ 20 vagas/ 69,35 candidatos por vaga. 

Medicina (Belém):  3.369 candidatos inscritos/ 50 vagas/ 67,38 candidatos por vaga.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ