Diabetes mellitus: qual a diferença do tipo 1 para o tipo 2; veja os sintomas e como prevenir
Existem dois tipos da doença, mas os sintomas costumam ser praticamente os mesmos, demandando cuidados

Diabetes é uma doença com muitas nuances e com dois tipos distintos. Há sinais específicos de cada um, ainda que os sintomas costumem ser muito semelhantes. A nutricionista Beatriz Garcia explica que o diabetes é uma síndrome metabólica multifatorial, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade da insulina de exercer seus efeitos metabólicos.
A insulina é o hormônio responsável por regular a glicose “açúcar” no sangue e assim garantir energia para o organismo. São diversos tipos de diabetes, no entanto os mais comuns são diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2.
O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. A diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio.
Sintomas e prevenção
A especialista conta que existem vários sintomas que envolvem o diabetes, mas dentre os mais destacados estão:
- Muita sede;
- Aumento do apetite;
- Vontade de urinar com frequência;
- Cansaço;
- Vista embaçada;
- Infecções frequentes de pele.
“A principal prevenção são as mudanças no estilo de vida, práticas de atividade física evitando o sedentarismo, manutenção e/ou controle do peso corporal através de uma alimentação saudável e hidratação adequada”, afirmou Beatriz.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA