Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia de combate ao tráfico e abuso de drogas: saiba onde buscar ajuda para dependência química

Locais oferecem atendimento gratuito. Confira endereços e contatos

Camila Guimarães

O próximo domingo (26) é marcado pelo Dia Internacional de Combate ao Abuso e ao Tráfico de Drogas. Um dos objetivos da data é conscientizar a respeito do consumo de entorpecentes, que gera dependência química. Em Belém e Ananindeua, funcionam alguns serviços públicos voltados para o acolhimento e tratamento de pessoas nessa situação.

O gerente do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) de Belém, Samuel Freire, explica que todo uso de substâncias que interfere na saúde e na vida funcional do indivíduo precisa de tratamento, mesmo em casos de drogas lícitas, como álcool, cigarro ou algum medicamento. “Para diagnosticar e tratar, é possível dar entrada pela atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Municipais de Saúde”, ele orienta.

Samuel explica que, em casos de famílias com dependentes químicos que apresentam resistência em buscar ajuda, é possível recorrer às UBS ou ao Caps mais próximos, para que seja feita visita domiciliar e tentativa de sensibilização do usuário. Já no caso de crises psiquiátricas, provocadas pelo abuso de substâncias, Samuel orienta acionar o atendimento emergencial do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

 

Confira alguns locais de atendimento em Belém e Ananindeua:

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a rede estadual conta, atualmente, com 91 Caps com diversos níveis de atenção para atendimento a pessoas com transtornos mentais ou usuários de álcool e outras drogas. A lista dos Caps pode ser consultada no link.

Na rede municipal, em Belém, o atendimento é feito no Caps AD II, localizado na Avenida Governador José Malcher, n° 1457, bairro de Nazaré. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e os canais de contato são: (91) 32760890 (ligação); (91) 984007253 (whatsapp); capsad@ymail.com.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também informa que também oferece um sistema de moradia transitória para pacientes atendidos pelo Caps: a Unidade de Acolhimento de Adultos, onde o paciente em extrema vulnerabilidade em decorrência do consumo abusivo de drogas pode morar por até seis meses.

Em Ananindeua, o atendimento ocorre no Caps III, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h às 17h, na Estrada do Maguari, nº 2000. O acesso pode ser direto ou via encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Além disso, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) do município oferece, por meio do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-POP), atendimento psicossocial e assistencial exclusivamente para pessoas em situação de rua que são usuários de drogas. O Centro POP funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Passagem São Paulo, nº 02, BR-316, Bairro Atalaia.

Endereço e contatos de Caps de outros municípios do estado podem ser consultados no site do Centro Cultural do Ministério da Saúde.

 

Serviço:

Caps AD II - Belém

Funcionamento: de segunda à sexta-feira

Horário: das 8h às 18h

End: Av. Gov. José Malcher, n° 1457 – Nazaré

Contato: (91) 32760890 (ligação)/ (91) 984007253 (whatsapp)/ capsad@ymail.com

 

Emergência psiquiátrica Hospital das Clínicas Gaspar Vianna

Acionamento pelo Samu: 192

 

Caps III - Ananindeua

Funcionamento: de segunda à sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 12h às 17h
Endereço: Estrada do Maguari, n 2000 
 

Centro POP - Ananindeua

Funcionamento: de segunda à sexta-feira

Horário: das 8h às 17h

Endereço: Passagem São Paulo, nº 02, BR-316, Bairro Atalaia

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ