Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia da gestante: saiba quais são os principais cuidados a serem tomados durante a gestação

No dia 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante, uma data que remete à saúde, cuidado e rede de apoio de mulheres grávidas, desde as primeiras semanas de gravidez

Fabyo Cruz

Os cuidados que toda grávida precisa para ter uma gestação saudável e sem preocupações são enfatizados pelos profissionais da obstetrícia no Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto. Segundo os especialistas médicos que atuam no cuidado das gestantes, compreender todas as etapas de cuidados e consultas é fundamental para que o bebê se desenvolva da melhor forma.

Suzana Costa, 23 anos, e seu marido Luciano Costa, 40 anos, contam que seguem as precauções necessárias para a chegada do segundo filho. O casal já tem um menino de 5 anos de idade e o bebê deles está previsto para nascer nos próximos meses. Suzana diz que por já ter a experiência com o nascimento do primeiro filho, ela sente-se mais segura dos passos a serem seguidos.

“Bem, toda mãe deve fazer o pré-natal para saber como está a saúde dela e do seu filho. Mas na minha opinião o principal é fazer o ultrassom para saber se está tudo certo durante toda a gestação. Com ele é possível identificar como está a saúde do bebê e como ele está se desenvolvendo dentro do útero. Geralmente as mães fazem no mínimo três ultrassons nesse período”, disse Suzana.

Luciano diz que sempre está por perto para dar apoio à sua esposa ao longo da gestação dela. Ele ressalta que há algo novo para perguntar aos profissionais da obstetrícia mesmo após a experiência com o nascimento do primeiro filho. “O nosso primeiro filho não costumava mexer dentro da barriga da mãe, o que está para nascer se mexe bastante. Então sempre há algo novo, uma dúvida nova que o médico pode esclarecer para os pais”, afirmou.

 

Cuidados físico, emocional e nutricional requerem atenção

       

A ginecologista e obstetra Yara Caldato comentou sobre as reflexões que devem ser feitas nessa data e a que as famílias precisam ficar atentas. A médica afirma que o pré-natal é a principal etapa para detectar qualquer doença, por isso é necessário procurar por uma boa equipe médica para que a mãe receba as devidas orientações.

Ela destaca que os cuidados físico, emocional e nutricional requerem atenção da mãe e sua rede de apoio. “Se a mente está bem, o corpo também tende a ficar bem. A época da gestação é um momento delicado, sobretudo por conta de como agem os hormônios nesse momento, então é preciso se cuidar”, orienta a médica. A alimentação é outro detalhe importante, afirma Yara.

"A mãe, por exemplo, não pode comer por dois como muitos dizem, isso é um mito. Há pesquisas que mostram que os bebês conseguem absorver nutrientes suficientes dos alimentos consumidos pela mãe, então não tem porque extrapolar isso”, alerta a especialista.

 

Recomendações para prevenir o contágio da varíola dos macacos (monkeypox).

 

Yara Caldato também comentou sobre a nota técnica do Ministério da Saúde, publicada no dia 1º, com novas recomendações para as grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz e as que estão amamentando para prevenir a varíola dos macacos (monkeypox). Entre as orientações estão o uso de máscaras e o uso de preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal).  

“As gestantes sempre são um grupo de risco, por isso elas precisam ter um cuidado redobrado. Devem continuar usando máscaras, não só pela monkeypox, mas por conta da covid-19 também. A monkeypox é transmitida mais pelas secreções, na relação sexual, portanto, é necessário o uso de preservativos durante os atos”, afirmou.  

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ