Covid-19: Pará chega a 43.652 casos e 3.144 óbitos

Nesta terça-feira (02), foram 90 novos casos de covid-19 e 15 mortes em decorrência da doença, nas últimas 24 horas, além de 2.355 casos e 89 mortes referentes a dias anteriores

João Thiago Dias

O Pará registrou 90 novos casos de covid-19 e 15 mortes em decorrência da doença, nas últimas 24 horas, nesta terça-feira (02). Além dessas ocorrências recentes, também foram registrados, nesta terça, 2.355 casos e 89 mortes referentes a subnotificações, ou seja, que ocorreram em dias anteriores e foram informados de forma tardia pela prefeitura de alguns municípios. 

Sobre os 15 pacientes que faleceram nas últimas 24 horas, são casos dos seguintes municípios: Abaetetuba (2); Altamira (1); Anapu (1); Aurora do Pará (1); Belém (2); Mocajuba (1); Paragominas(1); Porto de Moz (1); Portel (2); Santana do Araguaia (1); São Félix do Xingu (1); e Tomé-Açu (1). Foram 14 homens e uma mulher, esta de São Félix do Xingu. A faixa etária das vítimas variou de 34 a 91 anos.

A atualização é da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), com balanço mais recente fechado às 20h08 desta terça. São números contabilizados da noite da segunda (01) até a noite desta terça.

Com os novos registros, o Pará totaliza 43.652 casos que já testaram positivo ao longo de quase três meses em que a pandemia chegou ao Estado; e 3.144 vidas perdidas neste período.

Do total de pacientes que já foram contaminados pelo novo conavírus no Estado, 31.366 conseguiram se recuperar. Mas ainda há 154 casos em análise para diagnosticar ou descartar a doença. A Sespa informou, ainda, que 5.614 casos já foram descartados, ou seja, não se tratavam de covid-19. 

Boletins do dia

As novas notificações desta terça foram divulgadas por meio de dois boletins. Às 13h30, a Sespa confirmou mais 22 novos casos e seis óbitos nas últimas horas. Em relação a subnotificação das prefeituras, foram confirmadas mais 1.118 casos e 64 óbitos acontecidos em dias anteriores.

Às 19h20, foram confirmados mais 68 casos e nove mortes nas últimas horas, além de 1.237 casos e 25 óbitos por subnotificações. O detalhamento de casos e óbitos, com gênero, idade e cidade, está disponível no Portal Transparência Covid-19

Belém

Na capital paraense, até às 20h desta terça, o balanço apontou 12.413 casos já confirmados de covid-19. Os números foram atualizados pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Desse total, 9.292 conseguiram se recuperar e 1.370 vieram a óbito.

UFPA rebate números oficiais


A Universidade Federal do Pará (UFPA) afirmou esta segunda-feira (1), através de uma nota técnica divulgada ontem à noite, que estudos sobre monitoramento da pandemia do coronavírus no Estado apontam que o número de infectados em Belém pode ser até dez vezes maior que os registrados pelos dados oficiais.

Segundo apontam os números oficiais, consolidados pela Sespa, Belém soma hoje 12.228 casos e 1.343 mortes registradas desde o início da pandemia no Estado, em 18 de março. O índice de letalidade na capital é de 10.98%.

A instituição diz também que, ao contrário do que afirmam autoridades de saúde do governo estadual e municipal, a curva da pandemia não entrou ainda em queda. Assim sendo, diz a nota técnica do grupo de trabalho que monitora o cenário epidemiológico da covid-19 no Pará e na Região Metropolitana de Belém, a única opção atual para se evitar de forma mais segura a propagação da covid-19 é a manutenção rígida das medidas de isolamento social no Pará. 

A redação integrada de O Liberal segue apurando a atualização dos casos da covid-19 no Pará ao longo de todo o dia. Acompanhe.  

Movimento foi intenso hoje no comércio da capital (Igor Mota / O Liberal)
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM PARÁ