Corrida do cavalo marajoara: montadores participam de prova em Soure neste fim de semana

Os participantes sairão às 8h do sábado, no Campo de Fomento; o término da competição está previsto para o domingo à tarde

Gabriel Pires

Neste próximo final de semana  — sábado (5) e domingo (6) —, dezenas de montadores de cavalo participarão da Corrida do Cavalo Marajoara no município de Soure, na Ilha do Marajó, com saída marcada para 8h do sábado, no Campo de Fomento. O término da competição com a chegada está previsto para o domingo à tarde. No total, os participantes farão um percurso de total de mais de 150 quilômetros. A corrida é parte do Festival do Cavalo Marajoara, que engloba jogos de identidade cultural com basquete a cavalo, prova da argola, sela mais rápida e corrida de búfalos. A iniciativa é da prefeitura municipal de Soure.

VEJA MAIS

Embarcação fica à deriva na Baía do Marajó e 11 pessoas são resgatadas
Anteriormente, a Marinha do Brasil (MB) se pronunciou sobre o caso que teria acontecido nas proximidades da Ilha de Mosqueiro

Membro de facção criminosa é preso na madrugada desta sexta-feira (28), no Marajó
Após denúncia, polícia prendeu o suspeito de posse de entorpecentes. Na sua casa, um menor de idade foi encontrado consumindo cocaína

Na metade do percurso, os cavaleiros devem correr a pé junto aos animais. Somente na reta final a montaria é exigida com intuito de vencer a prova. Esse ano a premiação concedida aos participantes será de 25 mil reais ao primeiro colocado, dez mil ao segundo mil e cinco mil reais ao terceiro colocado. Os participantes até a décima colocação contarão com prêmios menores.

Durante o percurso, dezenas de ciclistas irão realizar o mesmo trajeto dos cavalos, como parte de uma disputa paralela. Ao longo da competição haverá paradas para repouso, cuidados e alimentação dos participantes e aos animais, que serão avaliados durante toda prova por veterinários. 

Outro momento do evento será o Festival da Gastronomia, em uma parceria da prefeitura municipal com o Sebrae. No evento, os presentes no Campo do Fomento poderão degustar de pratos como o frito do vaqueiro, ensopado de turu, peixes nobres, além de pratos refinados de camarão e caranguejo regionais. Também haverá shows e programações culturais com a presença de bandas e artistas regionais.

"A lua estará cheia e a estrada foi alisada para que jóqueis e cavalos possam desenvolver tudo o que foi treinado durante o ano e executem o percurso sem danos físicos", afirmou o prefeito Guto Gouvêa, que também participa da corrida em uma montaria.  

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ