Coronel do Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar incêndios domésticos em entrevista na Rádio Liberal

'Os números preocupam não só a sociedade, mas o Corpo de Bombeiros', disse o comandante

O convidado da entrevista de estreia da nova fase da Rádio Liberal FM (97.5 MHz) foi o coronel Reginaldo Pinheiro, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A conversa foi sobre um assunto que vem assustado os paraenses nesse últimos meses: a alta taxa de incêndios no Pará nos últimos meses. Segundo o coronel, a principal causa dos incidentes são os fenômenos termoelétricos, os populares curto-circuitos, e o comandante deu algumas dicas para se evitar o início dos incêndios. 

Em um balanço divulgado nesta semana, o Corpo de Bombeiros contabilizou quase 700 ocorrências de incêndios em edificações no Estado. Na Região Metropolitana de Belém, esse número chegou a 412, seguido por Santarém, com 34, Marabá, que registrou 30, Altamira e Castanhal, com cerca de 25 situações. Na RMB, por exemplo, a corporação estima um aumento de 2,74% do número de casos em relação ao ano passado, enquanto em Santarém há um aumento de 9,68%. 

"Os números preocupam não só a sociedade, mas o Corpo de Bombeiros, mas graças a Deus as vítimas foram poucas, com feridos em casos excepcionais", disse o comandante. Além dos fenômenos termoelétricos, a principal causa dos incêndios é o descuido das pessoas, e pequenos cuidados podem evitar grandes acidentes.

"As pessoas devem ter uma percepção de risco. Quando contratar um profissional para fazer uma instalação elétrica, chame alguém capacitado, que passe segurança. Tendo uma instalação segura, evite o uso de derivantes - os populares "benjamins". O correto é que cada aparelho seja conectado em uma determinada tomada", aconselhou o coronel, que deu a dica de usar um filtro de linha para conectar vários aparelhos ao mesmo tempo, já que ele oferece uma estrutura mais segura. 

O coronel também aconselhou cuidado com aparelhos portáteis, como celulares, que tem sido a causa de vários acidentes domésticos. "Quando carregar celulares, tablets ou outros aparelhos, evite colocar em cima de colchões, mas sim em superfície rígida, e não utilize o aparelho enquanto é carregado", reforçou. Além disso, sempre que sair de casa, é importante fazer uma avaliação e retirar aqueles aparelhos que podem ficar desconectados da tomada.

Além da rede elétrica, o coronel Reginaldo pediu atenção com o gás de cozinha, e aconselhou que a mangueira e o relógio sejam trocados a cada cinco anos, que é o prazo de validade do aparato. Por fim, em caso de um incêndio, o coronel aconselhou o morador a não tentar agir sozinho, e sempre usar os números de emergência 193 e 190 para acionar as autoridades.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ