Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Conheça o pole dance, exercícios que vão além da sensualidade

Quando se fala em pole dance se pensa logo em sensualidade e em mulheres superpoderosas que conseguem fazer movimentos dificílimos; é mais do que isso

Patrícia Baía

Quando se fala em pole dance se pensa logo em sensualidade e em mulheres superpoderosas que conseguem fazer movimentos dificílimos. Ou tem aquelas pessoas que lembram logo das dançarinas de boates que aparecem em cenas de filmes e novelas. Mas pole dance é algo simples e qualquer pessoa de qualquer idade pode praticar.

Quando se fala em pole dance se pensa logo em sensualidade e em mulheres superpoderosas (Ivaldo Miranda/ Especial para O Liberal)

Pole dance é uma forma de dança e ginástica. Originária da Inglaterra dos anos 1980, foi introduzida em Portugal em 2005 pela escola Círculo de Dança de Lisboa. É uma dança, utilizando, como elemento, um poste ou barra vertical sobre o qual o(a) bailarino realiza sua atuação.

Além da beleza dos movimentos a atividade exige muita força (Ivaldo Miranda/ Especial para O Liberal)

Em Castanhal o movimento do pole, como é carinhosamente chamado pelas praticantes, vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptas. “Elas vão chegando com a vontade de aprender porque acham bonito, mas ao mesmo tempo achando que é muito difícil. Aos poucos vão se soltando e se apaixonam”, contou a professora de educação física e de professora de pole, Leyde Moraes.

A contadora Rosangela de Freitas Araújo, de 46 anos é uma das alunas do pole. Segundo a praticante, o pole mudou a sua vida para melhor. “Já estou praticando a quase um ano. Vim para fazer um aula experimental a convite de uma amiga que já era aluna. Eu me apaixonei na hora e fiquei, mas ela não pode mais ficar e saiu. Desde então ganhei mais flexibilidade, força nos braços e ganhei mais autoestima”, contou a contadora.

Movimento tem ganhado adeptos em Castanhal (Ivaldo Miranda/ Especial para O Liberal)

Além de mudar o físico, o pole dance transforma a autoestima

O pole dance é uma atividade capaz de transformar o praticante tanto por dentro, quanto por fora. Além de aumentar o equilíbrio, a resistência física e tonificar os músculos, o exercício desenvolve a autoconfiança - a pessoa consegue fazer movimentos que jamais imaginava ser capaz. Além disso, a modalidade eleva a autoestima por ser uma dança naturalmente sensual, o que, para muitas mulheres, acaba trazendo à tona um novo ponto de vista sobre o seu próprio corpo.

 “Aos poucos elas vão tendo resistência, força e flexibilidade. Ganham mais consciência do corpo e a autoestima vai aumentando naturalmente. Recentemente eu recebi duas alunas com mais de 70 anos e foi um prazer dar aula a elas porque o pole é algo que une as alunas e não existe diferença entre elas. Só temos que levar em conta o grau de dificuldade que é algo normal, principalmente no começo”, explicou a professora Leyde Moraes.

O pole dance é capaz de definir todo o corpo de uma vez só

Não há dúvidas: o pole dance é uma atividade capaz de colocar o seu condicionamento físico a toda prova. Com movimentos acrobáticos e cheios de flexibilidade, uma pessoa pode queimar até 400 quilocalorias por aula. Isso porque, para se manter firme à barra, é necessário realizar a contração de todos os músculos do corpo. Desta forma, as combinações dos exercícios serão bem executadas e, com o tempo, o próprio praticante vai notar membros tonificados.

Quando se fala em pole dance se pensa logo em sensualidade e em mulheres superpoderosas que conseguem fazer movimentos dificílimos (Ivaldo Miranda/ Especial para O Liberal)

De aluna a professora. O amor pelo pole foi tão grande que Ester Dias buscou a qualificação e se tornou professora. “O pole dance entrou na minha vida e não sai mais. Eu me apaixonei. Cada movimento, cada fase do aprendizado é sempre um desafio. E tudo isso agregado a benefícios para o corpo que nenhuma outra modalidade pode nos dar. Eu recomendo o pole para pessoas de todas as idades”, disse Ester Dias.

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ