MENU

BUSCA

Castanhal realiza a 25ª Feira do Peixe Vivo com diversas atrações culturais; confira

Cerca de 30 toneladas de peixe fresco serão comercializados até a Sexta- Feira Santa,7

Patrícia Baía

Começou nesta quarta-feira (5) e vai até a sexta-feira (7), a 25ª Feira do Peixe Vivo de Castanhal, no nordeste do estado. A comercialização dos peixes já é tradição no município, na semana que antecede o feriado da Sexta-Feira Santa e é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário de Castanhal (Semada).

Ano passado a feira comercializou cerca de 20 toneladas de peixe e este ano a expectativa da organização é de que sejam vendidos de 25 a 30 toneladas de peixe vivo. As espécies disponíveis serão o tambaqui, panga, tilápia, bagre, pirarucu, camarão e ostra.

“Só para este primeiro dia estamos disponibilizando cerca de 5 toneladas porque é o início da feira, mas a grande movimentação será mesmo na sexta. Estamos com muitas expectativas para este ano”, explicou Jeferson Gentil, coordenador de piscicultura da Semada.  

Seu Domingos Vanderlei dos Santos, agricultor de 55 anos, veio do município de Santa Maria para comprar garantir o almoço da Sexta-Feira Santa.

“Eu sempre venho aqui comprar e este ano marquei até uma consulta no mesmo dia da feira para aproveitar a vinda de Santa Maria para cá. Lá em casa gostamos muito de peixe e na feira sempre tem um peixe fresco e de bom preço”, disse o agricultor.

VEJA MAIS

“São três dias de feira e que vale a pena vir para cá. E este é meu quarto ano e vim com novidades. Trouxe três tamanhos de ostras para agradar a todos os compradores. Tenho a baybe por 20 reais o quilo, a média por 25 e a ostra máster por 30 reais”, contou a produtora.

Este ano a feira conta com dois locais de venda. O da praça da igreja de São Francisco, localizada na avenida Presidente Vargas, no bairro do Pirapora e o outro no canteiro principal da vila do Apeú. O horário vai das 7h da manhã até as 20h, com atrações culturais a partir das 18h, feirinha de artesanato e venda de lanches.

Atrações culturais

A feira começa a partir das 7h da manhã e termina por volta das 20h e, este ano, terá pela primeira vez atrações culturais a partir das 18h, feirinha de artesanato e venda de lanches. “Ainda teremos um açaí batido na hora e a venda de peixe frito. Tudo isso para tornar a feira ainda melhor. Nossa expectativa é de recebermos mais de 10 mil pessoas não só de Castanhal, mas dos municípios vizinhos e de Belém”, disse o secretário Gabriel Titan.

Serviço:

Evento: 25ª Feira do Peixe Vivo

Hora: Das 7h às 20h

Locais: Praça da igreja de São Francisco, localizada na avenida Presidente Vargas, bairro do Pirapora e Feira do canteiro da vila do Apeú.

Espécies comercializadas:  tambaqui, ponga, tilápia, bagre, pirarucu, além de camarão e ostra.

Pará