Círio 2024: Romaria das Crianças leva centenas de famílias às ruas de Belém neste domingo (20)
O público acompanhou a 32ª edição da procissão que ocorre nas ruas ao redor da Basílica Santuário de Nazaré
Uma multidão participou, na manhã deste domingo (10), da 32ª edição da Romaria das Crianças, uma das mais aguardadas do Círio 2024. Após a missa presidida por Dom Alberto Taveira na Praça Santuário, centenas de famílias acompanharam, em clima de alegria e tranquilidade, a berlinda com Nossa Senhora de Nazaré. O cortejo percorreu as ruas ao entorno da Basílica Santuário, em Belém. Confira o vídeo:
A saída da procissão ocorreu às 8h10, após a imagem de Nossa Senhora receber as homenagens e ser tocada pelos fiéis. Tradicionalmente, as pessoas realizaram o trajeto pela Av. Nazaré; Tv. 14 de março; Av. Governador José Malcher; Tv. Dr. Moraes; retornou para a Av. Nazaré; e à Praça Santuário. O percurso da procissão é de 3,7 km. Nesta ocasião, o carro da Romaria das Crianças foi o responsável por conduzir a Imagem Peregrina.
Um dos momentos mais emocionantes para o público que acompanhou o cortejo foi a passagem dos quatro carros dos Anjos – ícones da Grande Procissão do Círio de Nazaré. Além disso, a procissão teve três barcas com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Entre os devotos e promesseiros estavam diversas crianças atendidas pelos projetos sociais da Basílica Santuário, de escolas e paróquias.
Para Antônio Sousa, o diretor de procissões do Círio 2024, a Romaria das Crianças é um passeio familiar. “As pessoas vêm com seus pequeninos, avô, tio, pai, mãe, que se sentem com confiança. A caminhada é familiar e tranquila, sem muita pressa, com um percurso pequeno. É uma manhã maravilhosa de domingo, as famílias louvando Nossa Senhora, sendo abençoadas, é maravilhoso”, descreve.
Histórias de fé
A Romaria das Crianças é sempre um local de histórias de fé e devoção. Um desses exemplos é de Liliane Cristina Batista, que se emocionou durante a procissão ao agradecer pela saúde de sua filha, que foi desenganada pelos médicos aos seis meses de vida. A menina, diagnosticada com paralisia cerebral, surpreendeu ao contrariar as previsões médicas, demonstrando sinais de recuperação. Em um gesto de fé e gratidão, Liliane participou da procissão para honrar a promessa feita ao Círio, reforçando sua crença no poder das orações e na força da devoção.
“Desde os seis meses de vida ela foi diagnosticada com paralisia cerebral e correu risco de morrer. Nesse momento eu prometi que recompensaria Nossa Senhora caso ela sobrevivesse. Hoje minha filha está bem, ela anda, fala como uma criança feliz. Todo ano eu venho aqui pagar minha promessa”, disse.
Outra mãe que foi à procissão agradecer pelo milagre alcançado para a vida do filho é Taína Vieitas. O pequeno Brian, de oito meses, ficou na UTI após o nascimento e, por meio da intercessão de Nossa Senhora, ele teve alta. “É a primeira vez que eu trago meu filho. Desde quando ele nasceu, ele precisou ficar internado na UTI por quatro dias. Então a gente entregou a vida dele à Nossa Senhora e hoje a gente está aqui agradecendo. Esse momento é de um sentimento de muita alegria, de muita gratidão e de ser renovada”, diz.
E as promessas também se estenderam para os amiguinhos de quatro patas, que muitas vezes são considerados filhos e membros importantes das famílias. Nayara Martinez Faro, tutora do cão Marley, de 13 anos, participou da Romaria das Crianças para expressar sua profunda gratidão pelo reencontro com o pet, que passou dias desaparecido após fugir.
“Logo que eu me mudei, ele acabou fugindo. Ele já é um cachorro idoso, tem 13 anos. O Marley ficou dois dias desaparecido e toda a minha família foi atrás, em todos os bairros ali na proximidade do Marco, Terra-Firme, Guamá. A gente não conseguia achar, não tinha notícia e eu estava com muito medo de perder ele ou dele ser atropelado. Aí fiz a promessa que se eu encontrasse ele, e estivesse tudo bem, ele viria de anjinho no Círio das crianças”, contou a tutora.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA