Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Ciclista cria lista com os 10 melhores lugares para trilhar de bike no Pará

Tamyres Ambrosio se encantou pelo ciclismo há aproximadamente seis anos. Ela utiliza a web para incentivar mais pessoas a se identificarem com o esporte

Redação Integrada

A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido o objetivo de muitas pessoas durante a pandemia. Pedalar pode trazer benefícios tanto para o corpo quanto para a mente ao desenvolver o sentimento de bem-estar, por meio da liberação da endorfina, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e felicidade. Movida pela sensação de liberdade ao sentir o vento no rosto enquanto pedala, a bióloga paraense Tamyres Ambrosio, de 31 anos, encantou-se pelo ciclismo há aproximadamente seis anos e produziu um guia de turismo para ciclistas. 

Há quatro anos, ela utiliza as redes sociais para compartilhar as suas práticas de atividade física, tanto de pedalar quanto de canoagem, com o intuito de incentivar mais pessoas a se identificarem com o esporte. “Eu sempre falo que no ciclismo eu encontrei um amor pra vida toda. Além dos benefícios físicos do esporte, você fica bem preparada fisicamente, é uma atividade que eu tenho prazer em fazer. E tem também o benefício que o ciclismo proporciona, que é conhecer pessoas, lugares, fazer amigos. Está em contato com a natureza e calmaria”, elencou a bióloga, ao afirmar sobre a motivação em ter criado o conteúdo. 

Os municípios na região metropolitana de Belém e os interiores do Pará são os destinos prediletos da bióloga. Na listagem, publicada no Instagram, são mostrados em pequenos relatos, as regiões paraenses que Tamyres conheceu e dicas de paradas e igarapés para contemplar a natureza. 

Tamyres revela que a experiência mais marcante que teve foi em 2017, ao participar da ‘Expedição Pará’, documentário exibido pela TV Liberal. Ela e mais dez ciclistas pedalaram pelas belezas da região da Ilha do  Marajó, no Pará, e conheceram o maior arquipélago flúvio marítimo do mundo. “Fizemos uma expedição de 5 dias pelos campos do Marajó, cruzando de Soure, Cachoeira do Arari a Salvaterra. Foi o pedal mais difícil que já fiz até aqui, mas a experiência mais inesquecível da minha vida! Você pedalar por um Marajó, quase que desconhecido, conhecer lugares e pessoas que completam sua beleza. Sem dúvidas umas das histórias que eu guardo com muito carinho”, relembra. 

Para quem deseja iniciar no esporte, Tamyres diz que não é necessário ter o melhor equipamento do mundo. Basta a pessoa buscar por um bicicleta confortável e começar andar aos poucos, conhecer os seus limites e entrar em grupo de pedais, sempre pensando na segurança. 

Conheça a lista com os 10 lugares para Trilhar de Bike no Pará:

Trilha do Utinga - Belém

O Parque Estadual do Utinga é uma excelente trilha para iniciantes. Ele oferece um contato maior com a natureza dentro da capital. Excelente para quem deseja iniciar o esporte. No final dela tem uma recompensa maravilhosa, um banho de rio, que fica no Balneário do seu Lulu.  

 

 

Ilha do Marajó - Pará

É difícil recomendar só um lugar no Marajó. Tamyres diz ter tido um  grande prazer em fazer uma expedição de cinco dias pedalando pela ilha e várias trilhas pela região. Ela revela que cada lugar, paisagem, pessoas, tudo é muito especial. É uma ótima oportunidade para conhecer o arquipélago de bike.

 

 

Município de Acará-  Pará

Acará, região das Ilhas, lugar muito bem conhecido, vários ciclistas já passaram por aqui e guardam boas lembranças, uma garantia é que aqui não vai faltar igarapé, tem trilha para todos os estilos, do iniciante ao avançado, de travessia de barquinho a chegada pedalando. Se tiveres o prazer de ir com o Guilherme Bahia, que sabe tudo sobre trilhas na região, com certeza vais ter uma lembrança inesquecível.

 

 

Município de Colares- Pará

É uma trilha tradicional também promovida pela EART. Além das lindas paisagens, travessia de catraia, o ciclista ainda conhece Colares e as histórias sobre as visitas alienígenas, que é a marca do local. 

 

 

Município de Capitão Poço- Pará

O Enduro das Águas, é um grande evento de mountain bike no Pará. Acontece sempre no mês de maio, o marcante dessa trilha são as subidas, inclusive essa é a principal lembrança de todo ciclista que passa pelo local.

 

 

Agrovila de Macapazinho- Castanhal - Pará

O quintal do Naldo, grande conhecedor e desbravador das trilhas nessa região, se tiveres o prazer de estar com ele nas trilhas, é certeza de grande aventura. Essa trilha, além das lindas paisagens, tem um sobe e desce, bem montanha russa, que todo ciclista ama/odeia. Vale muito a pena trilhar aqui.

 

 

Município de Bragança- Pará

Bragança, localizada no nordeste do estado, terra de São Benedito, da Marujada e de Ajuruteua. A paisagem marcante é seus campos, lugar de lindos igarapés. Trilha plana, mas cheia de beleza em cada km. 

 

 

Município de Paragominas- Pará

As trilhas aqui é pra quem gosta de aventuras, tem bastante subida, terrenos diversificados e principalmente tem uma galera que pedala forte! Trilha também marcada pela paisagem e pra quem gosta de subir.

 

 

Arapaima ‑ Alça Viária- Pará

Essas são as novas queridinhas dos ciclistas, projeto pensado pelo grupo Marotos, que disponibilizou o Tracklog de três tipos de trilha: iniciante, intermediário e avançado. O ponto de encontro é no restaurante Arapaima, km 24 da Alça Viária, a região cheia de trilhas para descobrir, pegando duas áreas bem conhecidas dos ciclistas Acará e Bujaru.

 

 

Município de Benevides- Pará

Os ciclistas da região usam a trilha para treinar. Tracklogs é o que não falta, passando por Caraparu, parada obrigatória para banho de rio, depois praça da igreja pra tomar aquela coca gelada e tirar a tradicional foto na frente da igreja.

 

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ