Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Castanhal tem o Primeiro Festival do Açaí e divulga empreendedores do fruto

Evento busca valorizar o trabalho dos que utilizam o açaí como matéria-prima

Patricia Baia

Começou na noite desde sexta-feira (19) e segue até sábado (20), o Primeiro Festival do Açaí de Castanhal, no nordeste do Estado. Realizado pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, o evento busca divulgar e valorizar o trabalho dos empreendedores da cidade que utilizam como matéria-prima o açaí, para que desenvolvam seus negócios. O festival ocorre na praça do Estrela.

Mesmo não tendo uma produção expressiva do fruto, Castanhal é o maior exportador brasileiro de açaí. Atualmente, sedia a maior concentração de indústrias atuando nesse mercado promissor. São 28 empresas de beneficiamento do fruto e mais de dez açaiterias. Para Claudia Fatiane Reis, que é produtora de açaí e vem da agricultura familiar, o festival é um sonho. “Em feiras e exposições dessa forma, tenho conseguido chegar onde eu cheguei. Agradeço muito ao Sebrae pelo imenso apoio e ao projeto Mãos que Criam”, contou.

De acordo com secretário de Cultura da cidade, Erly Holanda, o festival pretende estimular muito mais formas de explorar e divulgar o que os pequenos e médios empreendedores estão fazendo. “Temos o açaí como a base do artesanato, gastronomia, sorveteria e o agronegócio. E todos estão juntos nesse festival que reúne oportunidade de negócio e cultura”, explicou.

A programação cultural do primeiro dia ficou por conta de artistas castanhalenses e de escolas de danças que fizeram apresentações folclóricas. A cantora Lucinha Bastos foi a principal atração da noite de abertura. Já o cantor Marcelo Val fecha a programação do festival no sábado. “Para o microempreendedor um evento assim é maravilhoso. Temos a oportunidade de sermos vistos e fechar futuros negócios porque as pessoas experimentam nossos produtos, gostam e entram em contato depois “, disse a empreendedora Telma Lemos.

Geração de renda para os empreendedores

De acordo com a gerente do Sebrae na Região Guamá, Gisele Freitas, a expectativa é grande para esta primeira edição. “Nós estamos muito felizes com esse trabalho do festival, que está aliando geração de negócios para as micro e pequenas empresas participantes, com a cultura. Além do mais, o evento envolverá toda a cadeia do açaí pela primeira vez em Castanhal”, disse.

Um dos grandes destaques da feira é a Cozinha Pai d ‘égua, promovida pelo Sebrae. “Convidamos o renomado chef de cozinha Léo Modesto para elaborar um prato inovador à base de açaí. Ele abriu os trabalhos do festival na sexta feira (19), bem como a Ana Luna Lopes, sommelière profissional e cozinheira, proprietária do Restaurante Lê Bistrô, que terá uma participação especial no segundo dia”, contou a gerente do Sebrae na Região Guamá.

Açaí: o fruto brasileiro mais amado no mundo

O açaí é considerado uma super fruta por causa de tantos benefícios a saúde. Ela é rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. O açaí também é o queridinho dos “marombeiros”, pois é um excelente pré e pós treino. Todos esses motivos elevaram o status do açaí no Brasil e fora do país. Depois do Brasil, os EUA são os principais consumidores, seguidos da Austrália e Alemanha.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ