CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Castanhal: câmeras de segurança flagram assaltos e imagens viralizam na internet

Um dos objetivos de quem coloca o equipamento em sua residência ou empresa, é tentar coibir a ação de criminosos. Polícia alega que as filmagens ajudam na captura dos bandidos

Patrícia Baía
fonte

Ver câmeras de segurança em estabelecimentos comerciais e em residências é algo muito comum nos dias de hoje. Um dos objetivos de quem coloca o equipamento em sua residência ou empresa, é tentar coibir a ação de criminosos. Esta era a intenção do comerciante Jonathan Trindade que tem uma tapiocaria em Castanhal. “A gente achou que as câmeras iriam nos impedir de sermos assaltados, mas não foi o que aconteceu. Quando estávamos com três meses de funcionamento fomos visitados por um casal armado e que anunciou o assalto. A mulher ainda ficou encarando uma das câmeras. Ela era a mais agressiva nas palavras e o homem também não escondeu o rosto. Eles levaram nossos celulares e aproximadamente 200 reais da renda do dia”, contou.

O assalto aconteceu em janeiro do ano passado e segundo o comerciante, o casal ainda não foi preso. “Levei as imagens para a polícia e registei ocorrência. Na época me disseram para espalhar as imagens nos grupos de whatsapp para que as pessoas pudessem ver quem eram eles e ajudar a achar, mas nós ficamos com medo. Hoje eu me arrependo. Deveria ter divulgado as imagens”, disse Jonathan Trindade.

image Um dos objetivos de quem coloca o equipamento em sua residência ou empresa, é tentar coibir a ação de criminosos (Reprodução)

As imagens das ações de bandidos quando começam a ser compartilhadas nas redes sociais tomam uma proporção enorme e isso acaba facilitando a captura dos bandidos. Um desses casos foi o de um casal que estava assaltando pessoas nas ruas do bairro do Ianetama. Câmera de segurança uma residência flagrou a ação e as imagens se espalharam nas redes sociais. Em pouco tempo a polícia chegou até os envolvidos.

Como explica o Tenente Coronel Galhardo, Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar. “Conseguimos chegar até esse casal e efetuar a prisão. As imagens deles viralizaram e isso ajudou de alguma forma. E uma boa parte dos crimes que acontecem e são flagrados e as imagens vão para as redes sociais, a gente consegue efetuar a prisão.Geralmente esses crimes não são comunicados no momento em que acontecem”, contou.

image Boa parte dos crimes são flagrados e as imagens vão parar nas redes sociais (Reprodução/ Câmera de Segurança)

Segundo o comandante do 5° BPM, Castanhal é uma cidade bastante monitorada por câmeras do sistema integrado estadual e federal. São mais de 50 câmeras localizadas em locais estratégicos do município. “São várias situações que conseguimos ficar acompanhando por meio do NIOP- Núcleo Integrado de Operações. Uma delas foi a prisão de um homem que estava em um carro cometendo assaltos em frente a um colégio particular de Castanhal. A diretora nos mostrou as imagens e por meio das câmeras do NIOP conseguimos ver melhor as características do veículo e chagamos até o acusado e efetuamos a prisão. Por isso é muito importante termos essas ferramentas de vigilância”, explicou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ