Cartórios extrajudiciais do Pará já podem pagar taxas e selos digitais via Pix

TJPA reforça que medida está em vigor desde 17 de junho e traz mais agilidade e segurança

Gabriel da Mota
fonte

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) reforçou neste sábado (13) que os cartórios extrajudiciais de todo o estado já podem realizar pagamentos de taxas e selos digitais por meio do Pix. A medida, que está em vigor desde 17 de junho, garante mais agilidade, comodidade, rastreabilidade e transparência nas transações.

A mudança permite que os cartórios utilizem o sistema instantâneo de pagamento para quitar taxas de fiscalização, taxa de custeio, renda líquida excedente e aquisição de selos digitais, sem necessidade de gerar boletos ou aguardar compensações bancárias.

Modernização no serviço

Ao divulgar a informação em suas redes sociais, o TJPA destacou que a ampliação do uso do Pix representa um avanço na modernização dos serviços extrajudiciais. Segundo o Tribunal, a novidade torna os serviços cartorários mais rápidos, práticos e acessíveis para todos os usuários, ao mesmo tempo em que reduz burocracias e aumenta a confiabilidade dos processos.

A ferramenta já era utilizada com sucesso no âmbito judicial para arrecadações do TJPA. Ao ser estendida aos procedimentos extrajudiciais, integra também a rotina administrativa dos serviços notariais e de registro, contribuindo, segundo o tribunal, para uma gestão mais eficiente e em conformidade com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ