Carnaval 2024: campanha "Não é Não" contra a importunação sexual na folia realiza ações no Pará

A iniciativa da Polícia Civil abrange Marudá, Marapanim, Vigia, Curuçá, Castanhal, Abaetetuba, Mosqueiro, entre outros municípios paraenses

O Liberal
fonte

A campanha "Não é Não", de enfrentamento à importunação sexual durante o Carnaval, é uma resposta direta aos crescentes casos de importunação sexual que historicamente marcam o período da festividade, responsável por atrair milhares de pessoas nas ruas para celebrar a cultura popular brasileira. A iniciativa está sendo promovida pela Polícia Civil, desde o dia 9 até 14 de fevereiro, em diversos municípios paraenses, incluindo Marudá, Marapanim, Vigia, Curuçá, Castanhal, Abaetetuba, Mosqueiro, entre outros.

VEJA MAIS

image Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita participantes do 'Aviva 2024', no Hangar
O evento realizado todos os anos pela comunidade Cristo Alegria, segue com programação até esta terça-feira (13)

image Projeto de Escolas de Samba quer tornar carnaval de Belém sustentável
A iniciativa tem ainda como parceiros a Prefeitura Municipal de Belém e o Governo do Estado do Pará

image Tele Sena de Carnaval 2024: Resultado do 1º sorteio da Tele Sena de domingo (11/02)
Esta campanha da Tele Sena foi transmitida neste domingo (11/02), na programação do SBT e pelo canal do Youtube da emissora

O projeto objetiva não somente a prevenção e o enfrentamento a esses crimes, mas também a conscientização pública sobre a importância do respeito mútuo e dos limites pessoais. As ações são realizadas pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), Diretoria de Polícia do Interior e Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) Castanhal e Icoaraci.

Durante o período da folia, a Polícia Civil intensificará a presença policial e a vigilância em áreas de grande aglomeração, oferecendo também canais de denúncia acessíveis para que vítimas de qualquer forma de assédio ou importunação sexual possam denunciar. Isso inclui a atuação direta das delegacias especializadas, que estarão de prontidão para atender e encaminhar os casos da maneira mais eficaz e sensível.

A iniciativa destaca a importância do consentimento e reforça que qualquer ato de natureza sexual sem o mesmo é, de fato, um crime passível de punição. Além disso, a campanha busca conscientizar as mulheres e outros grupos vulneráveis, fornecendo informações sobre como e onde denunciar tais crimes, reforçando o compromisso das autoridades com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos durante uma das maiores festividades do país.

Segundo a titular da DAV, Ariane Melo, o sucesso da campanha depende também da colaboração da população, que é incentivada a denunciar qualquer caso de importunação sexual. "A Polícia Civil do Pará disponibiliza diversos meios para as denúncias, incluindo o Disque Denúncia 181, o aplicativo Iara, além dos serviços online e presenciais oferecidos pelas delegacias especializadas”, destacou.

Por meio dessa ação, a Polícia Civil do Pará reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade e o enfrentamento à violência de gênero. “Estamos enviando uma mensagem clara de que o carnaval deve ser um espaço de alegria e respeito mútuo, livre de qualquer forma de violência ou assédio”, declarou o diretor de polícia do interior, Hennison Jacob.

O Liberal

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ