Bragança apresenta cartaz oficial para o Círio de Nazaré
Procissão é realizada no segundo domingo de novembro
A histórica cidade de Bragança, nordeste paraense, se prepara para celebrar mais um Círio de Nazaré. O cartaz oficial, com a imagem da Virgem, foi apresentado na manhã deste domingo à comunidade, nas celebrações que marcaram o início da programação oficial. A procissão em Bragança é realizada desde 1903 e é uma das mais antigas manifestações religiosas do Pará. É tradicionalmente celebrada um mês depois da procissão em Belém, no segundo domingo de novembro. Em 2017, 100 mil pessoas participaram da festividade.
O tema da edição 115 do Círio de Bragança, que norteará os trabalhos de evangelização durante a quadra Nazarena, é “Maria de Nazaré: ajuda-nos a sermos verdadeiros cristãos”. O lema da festividade traz um trecho do livro de João (2,5), “Fazei tudo o que Ele vos disser”, que inspira a comunidade a se empenhar no trabalho da igreja.
A apresentação oficial do cartaz ocorreu durante as celebrações deste domingo, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, centro de Bragança. A peça, de autoria do jornalista e fotógrafo Marcio Borges, apresenta recortes fotográficos da pintura central da catedral e mostra anjos fazendo reverência a Nossa Senhora de Nazaré, que carrega o menino Jesus em seus braços. Na pintura original, a imagem central é a de Jesus subindo aos céus. "É uma alusão à importância da mãe de Jesus no plano de salvação", explica Marcio Borges. “Estou muito feliz e honrado em fazer parte deste momento de fé. Aceitei com muito carinho o convite do padre Elias para que pudesse, mais uma vez, contribuir na elaboração da arte do cartaz”, acrescentou o autor.
O cartaz também leva a programação de eventos que antecedem a procissão oficial, marcada para o dia 11 de novembro. No dia 4, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré cumpre o primeiro de seus compromissos em Bragança, com a Romaria dos Cavaleiros; no dia 6, os jovens saúdam a Virgem, com a Romaria da Juventude, que antecede a Moto Romaria, no dia 7, e a Ciclo Romaria, no dia 8. No dia 9 de novembro, será realizado o Círio Rodoviário. No dia seguinte, 10, ocorre o já tradicional Círio Fluvial, que ao sair do trapiche da comunidade Camutá percorre o rio Caeté até chegar ao cais da cidade de Bragança. No mesmo dia, por volta das 19h, será realizada uma missa campal em frente ao Instituto Santa Terezinha, de onde sairá a Trasladação até a igreja centenária de São Benedito, onde a imagem pernoita. Na manhã do domingo, dia 11, será celebrada a procissão oficial, entre a Igreja de São Benedito e a praça da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada uma missa campal. De 12 a 18, a comunidade participa de eventos e de uma programação cultural pós-círio.
Campanha - Na base do cartaz, a Diretoria da Festa destaca uma hashtag, referência a uma campanha contra as festas que ocorrem paralelamente à programação religiosa. Com a #SouFilhodeMariaQueroUmCírioSemFestas, os organizadores tentam sensibilizar os empresários que promovem eventos durante a programação oficial, dispersando os fiéis do objetivo do Círio. A organização da festa cogita o adiamento das atividades caso o apelo não seja respeitado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA