CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Aplicativo dos bombeiros ajuda na segurança das crianças nas praias

“Praia Segura” ajuda veranistas com dicas sobre localização de crianças perdidas e informações sobre as marés

Redação Integrada
fonte

Neste período de férias escolares os pais ou responsáveis devem ter atenção redobrada em relação às crianças, principalmente quando o lazer e entretenimento forem nas praias, balneários e clubes. Eles podem inclusive contar com apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibiliza pelo terceiro ano o aplicativo “Praia Segura”, desenvolvido pela Diretoria de Telemática e Estatística do Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA). 

O aplicativo móvel ajuda a população com dicas de segurança com o “Cadê Minha Criança?”, que cadastra crianças que se perdem dos seus familiares, durante o veraneio, e que são localizadas pelos agentes da segurança pública por todo o Estado. A ferramenta traz também informações sobre o clima e tábuas de marés. 

Além disso, o CBMPA, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), atua na distribuição de 30 mil pulseirinhas de identificação para as crianças. Segundo o coronel Reginaldo Pinheiro, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, o aplicativo já é utilizado há cerca de três anos e serve para auxiliar os veranistas e a população para essas situações. Ele destaca que, sobretudo, os cuidados no veraneio e nessas férias devem ser com a percepção de riscos. 

“Se a pessoa perceber que a água já está acima do umbigo, é sinal de perigo. Tem que sair logo para uma situação mais segura. Caso contrário, todo esse aparato de segurança pode não ajudar a salvar a vida dela. Em qualquer situação de urgência, pode acionar logo qualquer agente de segurança: bombeiro, policial, guarda municipal, enfim, porque a rede toda está no sistema”, afirma o coronel dos Bombeiros. 

O “Cadê Minha Criança?” mostra um relatório das crianças encontradas pelos militares do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, proporciona aos pais, familiares ou responsáveis, um relatório diário dos pequenos encontrados e encaminhados aos postos de guarda vidas, em praias e balneários. 

O “Tábua de Marés” contém informações sobre os períodos de preamar e baixa-mar fornecidos pela Marinha do Brasil. 

Já o serviço de “Dicas de Segurança” apresenta informações básicas sobre comportamento e atitude, com foco da prevenção de acidentes no ambiente de lazer. 

E o “Ligue 193” é um atalho, com discagem direta para ligações de emergência direcionadas para o Centro Integrado de Operações. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve baixar o aplicativo “Praia Segura”, que pode ser baixado em tablet, celular e smartphone e está disponível nas plataformas Android e iOS. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ