CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Adolescentes no Pará precisam completar a vacinação contra a dengue com a segunda dose

No Pará, das 64 mil doses recebidas, apenas 18 mil primeiras doses foram aplicadas

O Liberal
fonte

O Brasil registra 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas contra a dengue. No entanto, há 636 mil registros de segundas doses. Isso significa que menos da metade das pessoas que tomaram a dose inicial buscaram a dose adicional. No Pará, a situação é semelhante: das 64 mil doses recebidas, apenas 18 mil primeiras doses foram aplicadas, e pouco mais de 156 pessoas retornaram para a segunda dose. 

VEJA MAIS

image Ministério da Saúde divulga plano para combater dengue e outras arboviroses no Pará
Estratégia elabora ações para os períodos intersazonal e sazonal

image 'Nós sabemos que não há condições de eliminar a dengue', dz Nísia Trindade, ministra da Saúde

Ao todo, o Ministério da Saúde distribuiu 4,7 milhões de doses para todo o país. Os dados preliminares são do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). É importante lembrar que o esquema vacinal requer um intervalo de três meses, e a população precisa ficar atenta à caderneta de vacinação para garantir a imunização completa.

A vacinação é uma das inovações para enfrentar a dengue, que em 2024 aumentou em todo o mundo, sobretudo devido às mudanças climáticas. Para ter proteção contra casos graves e hospitalizações por dengue, o público-alvo precisa tomar duas doses do imunizante incorporado de forma inédita no Sistema Único de Saúde (SUS).

O público, em 2024, é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ