CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abandonadas, passarelas são um risco para a população na Grande Belém

Lixo, falta de iluminação e até buraco são os principais motivos de reclamação

Thaís Neves | Especial para O Liberal

Pedestres que precisam atravessar as passarelas em Belém e Ananindeua, estão enfrentando muitos problemas devido a situação de abandono e precariedade em que elas se encontram. Lixo, falta de iluminação e até buraco são os principais motivos de reclamação da população.

image Buraco aberto na passarela localizada no km 2, da Rodovia BR-316, em Ananindeua (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

VEJA MAIS

image Recepcionista Elaine Pereira reclama de entulho acumulado no canteiro da avenida Visconde de Inhaúma
O canteiro que antes era usado como local de lazer para os moradores, hoje mostra a triste realidade abarrotada de lixo e entulho.

image IBGE: Menos de um quarto da população do Norte consegue realizar descarte adequado de esgoto
Desafios persistem no saneamento básico brasileiro apesar de melhorias recentes, aponta IBGE

Uma passarela localizada no km 2, da Rodovia BR-316, no bairro da Guanabara, em Ananindeua, está em completo estado de abandono. Um buraco se abriu no local e pedestres temem pela própria vida. Para seu Antônio Souza, de 73 anos, a falta de fiscalização e manutenção é responsabilidade das prefeituras. "Se a cidade está toda cheia de lixo, imagina as passarelas que estão caindo aos pedaços. Esse buraco está perigoso, principalmente a noite que não tem iluminação, se meter a perna aí, já era", diz o idoso.

image Pedestre Antônio Souza denuncia a situação de descaso (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

A movimentação de idosos e pessoas com deficiência (PcD) que utilizam a passarela, é bem grande. Ana Maria Silva estava passando pelo local como acompanhante do irmão, José Maria Lisboa, que é PcD visual. "A noite quando passamos pela passarela está tudo escuro, com o buraco está mais perigoso. Estou acompanhando meu irmão, mas existem outras pessoas com deficiência que andam sozinhas e podem se machucar. Graças a Deus, ele só anda comigo, eu sou a visão dele. Deveria melhorar mais para pessoas como ele e como outras com deficiência. É difícil, é muito complicado", desabafa.

imageAna Maria Silva e o irmão José Maria Lisboa, que é PcD visual (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

Além do buraco, pedestres denunciam o acumulo de lixo pelas escadas e do fedor que causa bastante incômodo. Como relata Maria Helena Araújo, que utiliza a passarela todos os dias. " É sujo, muito sujo, tem fezes, não tem iluminação, as vezes a iluminação vem de uma empresa que fica na BR.  Fora isso, não tem claridade, se tiver uma lanterna é até melhor, porque se você não tiver cuidado, você cai mesmo.  A maioria das passarelas aqui não tem mais luminária. Um buraco desse tem muito risco de qualquer pessoa cair e depois que acontece é que vão tomar as providências", conta indignada. A pedestre também já presenciou a cena em que um rapaz quase cai no buraco, não caiu devido a um papelão que estava no local. Veja outras imagens

passarelas na br-316

Em uma passarela localizada, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, uma das principais vias de entrada e saída da capital, o grande problema é a falta de iluminação. O local não possui nenhuma lâmpada e pedestres denunciam que a noite é muito escuro e perigoso.

image Passarela na Almirante Barroso sem nenhuma iluminação (Foto: Thiago Gomes | O Liberal)

A Reportagem de O Liberal entrou em contato com Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e com a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb) solicitando um esclarecimento. O NGTM respondeu, com nota, informando “que uma equipe técnica vai ao local para fazer avaliação dos danos e a manutenção da estrutura”. A Seurb, até o fechamento desta edição, não deu retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ