Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Rússia vai armar Belarus com mísseis de capacidade nuclear para se opor a ‘Ocidente agressivo’

Informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia após encontro entre Vladimir Putin e Alexander Lukashenko

O Liberal

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o país fornecerá a Belarus sistemas de mísseis capazes de transportar armas nucleares. A decisão foi tomada após reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente do país vizinho, Alexander Lukashenko, em São Petersburgo. Na ocasião, Lukashenko expressou preocupação com as políticas "agressivas", "confrontativas" e "repulsivas" de seus vizinhos Lituânia e Polônia. As informações são da agência Reuters e foram divulgadas pela Agência Brasil.

Com o objetivo de montar uma "resposta simétrica" ao que declarou serem voos com armas nucleares da aliança da Otan liderada pelos EUA perto de suas fronteiras, o presidente da Belarus pediu ajuda à Rússia e foi atendido. 

VEJA MAIS

Cidade de Sievierodonetsk é conquistada pela Rússia, em combate sangrento na Ucrânia; vídeo
O exército da Ucrânia busca lutar a partir de um terreno mais alto, em Lysychansk. A cidade ucraniana já estaria sendo atacada pelas forças da Rússia

Entrada da Ucrânia na União Europeia: comissão apresenta parecer favorável
O processo irá adiante se os 27 membros da UE concordarem com a decisão

Rússia faz novos testes com armas com capacidade nuclear
Segundo Ministério da Defesa do país, a simulação aconteceu no enclave de Kaliningrado, em meio à guerra na Ucrânia

Irmã e possível sucessora do líder da Coreia do Norte ameaça Coreia do Sul com ataque nuclear
Tensões entre as duas Coreias estão altas, após Pyongyang ter acelerado os testes de armas, incluindo o primeiro teste de um míssil de longo alcance

"Vamos transferir os sistemas de mísseis táticos Iskander-M para Belarus, que podem usar tanto mísseis balísticos e de cruzeiro, tanto em versões convencionais quanto nucleares", teria respondido Putin, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O Iskander-M citado por Putin é um sistema móvel de mísseis guiados com o codinome SS-26 Stone pela Otan, substituiu o Scud soviético. Seus dois mísseis guiados têm alcance de até 500 km (300 milhas) e podem transportar ogivas convencionais ou nucleares.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO