Robô humanoide é acusado de assediar jornalista na Arábia Saudita; vídeo

O robô Muhammad foi apresentado na feira de tecnologia DeepFest e é comandado por inteligência artificial

Hannah Franco
fonte

Um incidente inusitado e constrangedor chamou a atenção durante a feira de tecnologia DeepFest, realizada em Riade, na Arábia Saudita. Um robô humanoide, chamado Muhammad, teria importunado uma jornalista. No vídeo, que viralizou nas redes sociais, é possível ver o momento em que Muhammad tenta "apalpar" a repórter enquanto ela fala ao microfone. A situação causou indignação entre muitos usuários, que questionaram a programação do robô e o acusaram de assédio.

A repórter Rawya Kassem foi interrompida com o robô estendendo os braços e parecendo querer tocá-la inadequadamente. Um vídeo de sete segundos gravou a situação em que a mulher parece barrar os movimentos de Muhammad. Ela ainda pede para que a situação não se repita. Assista o vídeo a seguir.

Robôs humanoides são máquinas comandadas por inteligência artificial e projetadas para imitar a aparência e o movimento do corpo humano. Eles são compostos por um torso, membros e uma cabeça, e utilizam motores para simular músculos e articulações. Nas redes sociais, os internautas criticaram o comportamento da máquina e questionaram sobre a sua codificação, apontando a possibilidade de ele ter sido programado para ações do tipo.

VEJA MAIS

image Robô sai do controle e ataca engenheiro na fábrica da Tesla, Inc., nos EUA
Funcionário trabalhava na programação do software controlador destes dispositivos eletromecânicos, que têm como função cortar peças dos automóveis

image Robô 'desmaia' após trabalhar por 20 horas seguidas; vídeo
Robô multifuncionar cai em demonstração em feira delogística no Estados Unidos

A QQS, empresa saudita de inteligência artificial e robótica responsável por Muhammad, emitiu um comunicado afirmando que o robô é "totalmente autônomo" e que, durante o incidente, estava operando de forma independente, sem controle humano direto. Uma investigação interna foi realizada e, segundo a QQS, não houve desvio no comportamento da máquina.

O comunicado ressalta que todos os participantes da feira foram alertados para manterem uma distância segura dos robôs e que tomará medidas para evitar que situações como essa se repitam.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO