CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Putin: Rússia e China veem nova 'ordem mundial' e Moscou tem 'propostas' para crise Israel-Irã

Putin criticou o atual sistema internacional, dizendo que se baseia em “regras que ninguém viu”

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (20) que Moscou e Pequim compartilham uma visão comum para a construção de uma nova arquitetura global. “Rússia e China estão trabalhando juntas para construir uma ordem mundial multipolar justa, com base no primado do direito internacional e no papel central das Nações Unidas”, declarou durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Putin criticou o atual sistema internacional, dizendo que se baseia em “regras que ninguém viu”, e acusou o chamado “bilhão de ouro” — expressão usada por ele para se referir ao Ocidente — de querer manter a dominação global “a qualquer custo”. Segundo o presidente, a proposta russa é criar uma plataforma aberta de crescimento global, em vez de reformar “mecanismos ultrapassados da era da globalização”.

VEJA MAIS 

image Fim dos ataques de Israel ao Irã são condição para retomada da diplomacia, diz Araghchi
Declaração foi feita após reunião com Alemanha, França e Reino Unido; chanceler iraniano cobra cessar-fogo e defende programa nuclear pacífico

image Israel e Irã trocam acusações de violações de guerra em sessão do Conselho de Segurança da ONU
Israel acusou o Irã de se vitimizar e lembrou ameaças feitas aos EUA, à Europa e a Netanyahu.

Sobre o Oriente Médio, Putin afirmou que a Rússia não pretende atuar como mediadora no conflito entre Irã e Israel, mas disse manter contato com todas as partes envolvidas. “Temos nossas propostas e estamos prontos para compartilhá-las”, afirmou, sem dar detalhes.

Ele defendeu o diálogo como única forma de conter o agravamento da crise. “É preciso evitar uma escalada, sentar-se à mesa de negociações e buscar uma solução aceitável para todos. Ações impulsivas podem gerar consequências imprevisíveis — inclusive para quem acha que está no controle”, alertou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO