MENU

BUSCA

Primeiro eclipse da Lua será nesta sexta-freira (10)

Fenômeno, que começa a partir das 17h07 (horário de Brasília), não poderá ser visto do Brasil

Com informações do portal R7 e Uol

A primeira Lua cheia de 2020, que ocorre nesta sexta-feira (10), traz também um eclipse penumbral. O evento astronômico - quando Terra, a Lua e o Sol vão se alinhar - poderá ser visto a partir das 17h07 (horário de Brasília), em boa parte da Europa, na África, na Ásia, no Alasca, no Oceano Índico e no oeste da Austrália. No Brasil, o alinhamento ocorrerá durante o dia e por isso não será possível acompanhar.

Em geral, o eclipse lunar não é facilmente perceptível a olho nu. No caso do eclipse penumbral, será necessário usar instrumentos específicos, como um telescópio. Fenômeno é usado pelos cientistas principalmente para calcular detalhes da órbita lunar e fazer estudos sobre a atmosfera terrestre.

O primeiro eclipse de 2020 que os brasileiros vão presenciar será na madrugada do dia 4 para 5 de setembro. O fenômeno durará das 00h07 até 2h52. 

No dia 30 de novembro, mais uma vez vale olhar para o céu durante a noite para acompanhar mais um eclipse lunar, dessa vez apenas parcialmente visível.

O aguardado eclipse solar acontecerá no dia 14 de dezembro. Os melhores países para fazer a observação são Chile e Argentina. Do Brasil, a luz do sol ficará 27% encoberta.

Mundo