Onda de frio na Europa paralisa transportes e gera emergências

As baixas temperaturas provocaram o fechamento de aeroportos e escolas, além da evacuação de moradores, devido a nevascas e ventos fortes

Lívia Ximenes
fonte

Uma onda de frio na Europa tem provocado paralisação dos transportes, fechamento de aeroportos e escolas e evacuação de moradores em diversos países. Nessa segunda-feira (6), moradores da região estão passando por problemas com a queda de temperaturas, que também provocou nevascas e ventos fortes. Entre as nações mais afetadas está Holanda, França, Espanha, Itália e Escócia.

VEJA MAIS

image Nevasca põe Nova York em alerta e gera onda de cancelamentos de voos
Em plena alta temporada de Natal e ano-novo, Nova York se preparava para receber até 25 centímetros de neve durante a noite

image SP em alerta vermelho para onda de calor e laranja para perigo de tempestades
De acordo com o alerta laranja, há possibilidade de ocorrência de ventos de até 100 km/hora

image Calor extremo: saiba como proteger cães e gatos durante a onda de calor no Brasil
O calor pode ser fatal para os pets; confira as dicas para protegê-los

Em Amsterdã, na Holanda, o Aeroporto de Schiphol teve as atividades suspensas por conta do grande acúmulo de neve nas pistas, segundo o serviço de controle de tráfego holandês. Portanto, voos foram cancelados ou desviados, especialmente os que iam rumo a Düsseldorf, na Alemanha. Em 10 das 12 províncias do país há alerta amarelo. As informações são de um levantamento da Reuters.

No local, os trens estão paralisados e, a partir dessa terça-feira (6), será adotado um “horário de inverno” com frequência reduzida, conforme aviso da empresa ferroviária NS. As partidas da Holanda foram canceladas pela operadora Eurostar e houve limitação de rotas de Bruxelas.

Na França, centenas de voos nos aeroportos de Paris foram cancelados, de acordo com dados da Autoridade de Aviação Civil Francesa e da Aérports de Paris. A orientação às companhias aéreas é de reduzir em 15% as operações nos terminais Charles de Gaulle e Orly. Na região de Île-de-France, conforme a Reuters, foi estabelecido limite de velocidade de 80km/h e houve congestionamento de mais de 1 mil quilômetros. Metrôs e trens suburbanos seguem em funcionamento, mas linhas de ônibus foram canceladas pela RATP.

Em Campo de Gibraltar, Cádiz (Espanha), 271 famílias foram evacuadas devido à passagem do furacão Francis e elevação do nível da represa de Guadarrangue. Uma nevasca em Cuenca levou ao fechamento de, aproximadamente, 10 ruas.

O frio extremo na Escócia resultou no fechamento de escolas em Aberdeenshire e cancelamentos de voos. Alertas de gelo em diversas áreas do Reino Unido com risco de isolamento de comunidades rurais foram emitidos.

Na Alemanha, neve e gelo provocaram atrasos em aeroportos e estações de trem, além de acidentes nas rodovias. Na capital Berlim, 30 mil residências ficaram sem energia elétrica e aquecimento devido a um suposto ato de sabotagem. Para manter o bem-estar da população mais vulnerável, abrigos tiveram que ser abertos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO