Japão protesta contra aviso de viagem da China por declarações sobre Taiwan
O Japão apresentou objeções neste sábado, 15, depois que a China aconselhou seus cidadãos a evitarem visitar o país, em meio às tensões envolvendo declarações da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan.
O governo em Tóquio apresentou um protesto, e seu principal porta-voz, o chefe de gabinete Minoru Kihara, instou a China a tomar "medidas apropriadas", informou o serviço de notícias japonês Kyodo.
Kihara disse a repórteres que é justamente devido às diferenças entre os dois governos que a comunicação em várias camadas é "essencial".
A China aconselhou seus cidadãos, na sexta-feira, a não viajarem ao Japão no futuro próximo. Citou ataques anteriores contra chineses no Japão e o que chamou de "declarações equivocadas" da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre Taiwan, as quais teriam prejudicado o ambiente de intercâmbio entre China e Japão.
Takaichi, que se tornou primeira-ministra no mês passado, disse no parlamento que um ataque chinês a Taiwan poderia constituir "uma ameaça existencial" ao Japão, exigindo o uso de força por parte de seu exército. Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA